“Vitória: filme com Fernanda Montenegro é escolhido para abrir o Festival de Cinema Brasileiro de Paris

A produção, que conta a história real de Joana da Paz, será exibida no dia 29 de abril no L’Arlequin, em Paris, com estreia prevista para os cinemas em 13 de março

3 min de leitura
Foto destaque: Atriz Fernanda Montenegro (Reprodução/Andy Santana /AgNews)

Na última terça-feira (18), o filme “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro e dirigido por Andrucha Waddington, foi escolhido para abrir o 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Baseado em uma história real, tem estreia marcada para o dia 13 de março nos cinemas brasileiros. 

O Festival acontece entre os dias 29 de abril e 6 de maio, no cinema  L’Arlequin, bairro de Saint Germain-des-Près, na capital francesa, para  celebrar a cultura brasileira na Europa e promover a cooperação audiovisual entre Brasil e França.

A trama, baseada nas reportagens realizadas pelo jornalista Fábio Gusmão, conta a história de uma senhora de 80 anos, Joana da Paz,  que denunciou o tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro, às autoridades. Dona Joana por questões de segurança passou a se chamar Vitória e filmou a rotina do tráfico da janela de sua casa. 


Fernanda Montenegro, Thawan Lucas, Linn da Quebrada e Alan Rocha – elenco do filme Vitória (Foto: Reprodução/Instagram/@fernandamontenegrooficial)

Além de Fernanda Montenegro, Linn da Quebrada, Alan Rocha, Jeniffer Dias e Thawan Lucas também fazem parte do elenco. 


Trailer do filme “Vitória” (Vídeo: Reprodução/Youtube/@SonypicturesBrasil)

Homenageados

Na noite de abertura do Festival, Dira Paes, atriz e diretora nascida no Pará, receberá o troféu Jangada, principal prêmio do Festival. 

A artista que atuou em mais de 40 produções no cinema e 20 na televisão, será homenageada com a exibição de cinco filmes que marcaram sua carreira. 

Além de Dira Paes, o festival terá um dia com programações voltadas ao Festival de Cinema de Gramado. 


Dira Paes Calçada da Fama do Festival de Cinema de Gramado (Foto: Reprodução/Kattin Fotografias / AgNews)

Troca de direção

 Andrucha Waddington, diretor do longa-metragem, assumiu a direção após a morte do amigo e cineasta Breno Silveira, falecido em 2022, no início das filmagens. Silveira sofreu um ataque cardíaco e Waddington ficou encarregado de finalizar o projeto. 

Em entrevista ao Extra, Paula Fiuza, viúva de Breno Silveira e roteirista do filme, disse que “a finalização do filme seria uma homenagem ao esposo que deu a vida por ele”

Comunicadora Institucional, pós-graduada em Política e Relações Internacionais e jornalista em formação pela UMESP. Assuntos relacionados à política interna e externa, relações bilaterais e multilaterais entre países, diplomacia, conflitos armados e direitos humanos despertam a minha atenção. No entanto, procuro escrever sobre assuntos diversos, por entender que vivemos em um mundo plural, onde o respeito às diferenças e o conhecimento múltiplo nos torna mais humanos.
Sair da versão mobile