Saúde e Bem Estar

Pessoas que praticam exercícios tende a aumentar o consumo de álcool

01 Jul 2022 - 08h11 | Atulizado em 01 Jul 2022 - 08h11
Pessoas que praticam exercícios tende a aumentar o consumo de álcool

Pelo o que se sabe, parece existir alguma relação estreita entre o hábito de praticar atividade física e consumir uma quantidade elevada de bebida alcoólica. Isso parece não fazer muito sentido, mas através de estudos realizados e uma pesquisa feita com quase 40 mil norte-americanos, atendidos em uma clínica em Dallas, nos Estados Unidos, entre 1988 a 2019. Foi revelado  que os de melhor condicionamento físico bebem mais que os sedentários, ou seja pessoas que se exercitam tendem a aumentar o consumo de álcool, indicou a pesquisa publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise.
 Os resultados revelaram que as mulheres nas categorias de condicionamento físico moderado e alto tinham 58% mais chances de beber mais álcool (mais de nove doses semanais), em comparação com mulheres que praticam menos atividade física.


Por causa da pandemia, várias pessoas trocaram a academia por exercícios ao ar livre. (Foto: Márcia Foletto 28-10-2020/ Agência O Globo)



Também do mesmo modo, os homens mais dedicados aos exercícios físicos tiveram uma alta de 42% no consumo de bebidas alcoólicas, quando comparados com o grupo de baixo condicionamento físico. 
Já os pacientes masculinos com alta aptidão física tinham 10% menos problemas relevantes com álcool, quando se comparava com homens que praticavam poucos exercícios. Para obter as informações alcançar os pesquisadores usaram um teste ergométrico, que visavam fatores como idade e Índice de Massa Corporal (IMC).
Muitos eventos esportivos mundo afora são patrocinados por marcas de de bebidas, isso se dá por existir uma associação entre o interesse das marcas e as provas esportivas. Na verdade essa associação entre esporte e álcool não é nova.

É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos pode ser considerado a uma vacina para todos os males – e para todos os bens. Ele é um poderoso aliado da saúde. Uma máquina que não foi feita para ser sedentária. Pelo o que sabemos nas cavernas, não tinha entrega de comida ou restaurante, era preciso sair para caçar.

 

(Foto destaque:Reprodução/Freepik)