Cinema/TV

Mostra na Cinemateca Brasileira exibe restauração de clássico de Glauber Rocha

29 Jun 2022 - 11h40 | Atulizado em 29 Jun 2022 - 11h40
Mostra na Cinemateca Brasileira exibe restauração de clássico de Glauber Rocha

A Cinemateca Brasileira, localizada em Vila Mariana, São Paulo, recebe a partir desta quinta-feira (30) a Mostra “Espetáculo Polêmica Cultura”. Uma das principais atrações será a apresentação da versão restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, clássico longa-metragem de Glauber Rocha lançado originalmente em 1964. A restauração será exibida pela primeira vez no Brasil, e, após a sessão ao ar livre, haverá um debate com o produtor Lino Meireles e a diretora Paloma Rocha, filha do cineasta, idealizadores do projeto.

A versão remasterizada em 4K do segundo longa de Glauber, foi apresentada pela primeira vez na última edição do Festival de Cannes. Em 1964, ano de seu lançamento, o filme concorreu ao principal prêmio do Festival.

A trama segue o personagem Manuel (Geraldo Del Rey), um vaqueiro que se revolta contra a exploração do coronel Moraes e termina por matá-lo em uma briga. Quando Manuel passa a ser perseguido por jagunços, foge ao lado de sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). Os dois então se juntam aos seguidores do beato Sebastião, que representa Deus, e Corisco, que representa o Diabo. Enquanto isso, o mercenário Antonio Das Mortes (personagem que ganhou posteriormente um longa como protagonista, “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”) segue em busca da cabeça dos beatos.


Cinemateca Brasileira. (Foto: Van Campos/Fotoarena)


Dentre outros clássicos do cinema, a mostra incluirá “Anjo Exterminador”, de Luis Buñuel, “Garrincha: A Alegria do Povo” (1962) de Joaquim Pedro de Andrade, “A Paixão de Joana D’Arc (1928), de Carl Theodor Dreyer, e “A Grande Cidade (1966) de Cacá Diegues.

A mostra, que celebra os 60 anos da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), vai até o dia 10 de julho. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” será exibido gratuitamente no dia 6 de julho, às 21h. É necessário chegar com uma hora de antecedência para garantir o ingresso.

Foto Destaque: Deus e o Diabo na Terra do Sol é um clássico do cinema mundial. Reprodução/Deus e o Diabo na Terra do Sol

 

Mais Lidas