Cinema/TV

Stranger Things: Diretores falam sobre suas inspirações para a quarta temporada

26 Jun 2022 - 09h16 | Atulizado em 26 Jun 2022 - 09h16
Stranger Things: Diretores falam sobre suas inspirações para a quarta temporada

Neste sábado (25), a Netflix divulgou, em canal oficial do Youtube, uma entrevista com os irmãos Duffer, diretores de "Stranger Things". O vídeo também conta com algumas cenas de bastidores da série, que terá em breve o segundo volume da 4ª temporada.

Na conversa, os cineastas falaram sobre as influências de terror, que se tornaram mais presentes na temporada atual: "Fomos muito inspirados por essa coisa do ‘satanic panic’ (pânico satânico) que estava acontecendo por volta dessa época (anos 1980). Paradise Lost, uma série documental, foi uma grande inspiração para a criação do ‘Hellfire Club’."

Confira o vídeo:


Novo volume de "Stranger Things" será lançado em julho. (Reprodução/Youtube)


O fenômeno do ‘pânico satânico’

‘Satanic panic’, ou ‘pânico satânico’, é o nome utilizado para designar um fenômeno que aconteceu nos Estados Unidos principalmente durante a década de 1980, caracterizado como uma espécie de histeria coletiva, ou pânico moral, onde grande parte da população estadunidense acreditava que existiam diversos grupos ocultistas infiltrados na sociedade que incitavam o satanismo e praticavam rituais. Isto era muito atribuído à músicas, filmes e livros. Em decorrência disto, diversas pessoas foram julgadas e condenadas injustamente. O fenômeno é comparado à caça às bruxas do século XVII, onde milhares de mulheres foram mortas injustamente, e ao Macarthismo da década de 1950, onde se instaurou o pânico anticomunista dos Estados Unidos.

Hellfire Club

O pânico satânico entra em Stranger Things através do “Hellfire Club”, o grupo de jovens estudantes amantes do jogo ‘Dungeons and Dragons’, liderado por Eddie Munson, personagem da série interpretado por Joseph Quinn. Na trama, a população de Hawkins acusa Joseph e os membros do grupo de realizarem rituais satânicos e incitarem o ocultismo.

Paradise Lost

A série documental citada pelos cineastas, conta a história da condenação injusta de três jovens pelo assassinato brutal de três crianças em West Memphis, pequena cidade do Arkansas. O personagem Eddie é inspirado em Damien Echols, um dos jovens condenados. Damien era gótico, e, em função de sua aparência, foi acusado de satanismo pela população. Devido à pressão popular, uma polícia enviesada e testemunhas pressionadas, Echols foi sentenciado à morte, mas não chegou a ser executado, tendo cumprido 17 anos de prisão.

O segundo volume da 4ª temporada de Stranger Things terá dois capítulos de cerca de 2h cada, e será disponibilizado na Netflix a partir de 1º de julho.

Foto Destaque: Nova temporada é repleta de influências. Divulgação/Netflix.