Cinema/TV

Paul Haggis, diretor e vencedor do Oscar por "Crash: No limite" é preso por abuso sexual na Itália

20 Jun 2022 - 10h40 | Atulizado em 20 Jun 2022 - 10h40
Paul Haggis, diretor e vencedor do Oscar por

O diretor e roteirista Paul Haggis, vencedor do Oscar de melhor direção e de melhor roteiro original por "Crash: No limite" (2004), foi preso neste domingo (19) em Ostuni, no sul da Itália, sob acusações de abuso sexual e agressão contra uma jovem não identificada. Haggis faria palestras no Festival de Allora 2022, que está programado para acontecer entre terça-feira (21) e domingo (26).


Paul Haggis dirigindo cena (Reprodução/HBO)


Segundo o jornal "Corriere Della Sera", o Ministério Público da província de Brindisi divulgou uma nota na qual disse que o diretor de 69 anos teria forçado uma "mulher estrangeira" (não italiana) a manter relações sexuais com ele por dois dias e depois a deixou no aeroporto Papola Casale, que fica na região. O comunicado diz que a suposta vítima estaria em "condições físicas e psicológicas precárias" ao chegar ao aeroporto. Lá, ela recebeu assistência de funcionários e da política de fronteira. Depois, foi levada ao hospital Perrino, para um atendimento que seguiu o protocolo adotado em casos de estupro. A mulher também formalizou denúncia contra o Paul Haggis.

Paul já responde a um processo por abuso sexual nos EUA. A publicitária Haleigh Breest alega que o diretor a estuprou após um evento de Première em 2013. Com essa denúncia, formalizada em 2018, levou outras três mulheres a fazerem acusações semelhantes contra ele.


Paul Haggis recebendo o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2006 (Foto: AMPAS)


A jornalista Silvia Bizo, uma das organizadoras do Festival de Allora, confirmou à Variety que o cineasta foi preso, e que o evento vai "se distanciar completamente" dele. A posição oficial do festival deve ser liberada em breve em um comunicado.

Além de “Menina de Ouro” (2004) e "Crash" (2005), Haggis dirigiu filmes como "No vale das sombras" (2007), "72 horas" (2010), "007 - Quantum of solace" (2008), "007: Cassino Royale" (2006), “Cartas de Iwo Jima” (2006), bem como a série "Show me a hero" (2015). Atualmente, Haggis está envolvido com o roteiro de dois filmes marcados para serem lançados este ano, “The Juliet” e "Inversion".

 

Foto destaque: Paul Haggis. Reprodução Darren Calabrese/AP Photo/The Canadian Press

Mais Lidas