Alana Almeida, blogueira de lifestyle, dá dicas para quem deseja viver fora do Brasil

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
5 min de leitura

Nos últimos anos, o número de pessoas que deixaram o Brasil para tentar uma vida melhor no exterior, não parou de crescer.

Embora esse seja um movimento que vem ganhando força desde 2015, o crescimento acelerou nos últimos 2 anos, mesmo com um grande período de fronteiras fechadas.

Segundo dados de 2020, do Itamaraty, o número de brasileiros no exterior chegou a 4,2 milhões. Em 10 anos, houve um aumento de 36%. 

Com números recordes, o principal objetivo para quem toma a decisão de sair do Brasil é a busca por qualidade de vida e crescimento profissional.

No entanto, não é assim que acontece para todo mundo. A influenciadora Alana Almeida, por exemplo, desde criança, sabia que precisava conhecer o mundo: “sempre tive esse sentimento comigo, de precisar viver e conhecer outros lugares”, explica.

Com uma breve passagem pela Argentina, enquanto cursava a faculdade de Turismo, ela percebeu que permanecer no Brasil, realmente, não fazia parte dos seus planos para o futuro: “Eu percebi que tinha a necessidade de conhecer lugares, pessoas, culturas. Isso me renova, me dá energia”, conta.

Hoje, vivendo há pouco mais de 1 ano em Roma, ela não poderia estar mais feliz: “Foi a melhor decisão que tomei por mim”, confirma.



Mas não é um processo fácil ou rápido: “viver no exterior é estar sempre fora da sua zona de conforto”, ressalta.

Alana explica que não teve problemas com o idioma, no caso, o italiano, pois já estava estudando e sempre amou aprender novas línguas. Mas alguns desafios sempre aparecem, como contato com a nova cultura e o ambiente social.

Por outro lado, mudar de país é uma experiência única e que proporciona aprendizados e oportunidades que mudam a vida das pessoas.

Antes de tomar a decisão de realmente mudar, é importante considerar aspectos como visto, trabalho, saúde, segurança, idioma e cultura do país de destino, bem como o impacto que isso terá em sua vida pessoal e profissional.

Para te ajudar nessa fase, a influenciadora revelou algumas dicas que a ajudaram a tornar esse processo um pouco mais fácil

#1. Pesquise bem o país e a cidade onde deseja morar.

Considere fatores como clima, custo de vida, cultura, língua, sistema de saúde, oportunidades de trabalho, entre outros.

#2.Faça um planejamento financeiro detalhado.

Leve em conta os custos com moradia, alimentação, transporte, saúde e outros gastos necessários para viver no novo país.

#3. Verifique as regras de imigração do país

É necessário certificar-se de que você está qualificado para morar lá legalmente.

#4. Aprenda a língua local

Isso vai ajudá-lo a se comunicar melhor, a se integrar na sociedade e a conseguir um emprego.

#5. Esteja aberto a novas experiências e seja flexível

Morar no exterior pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade para crescer e aprender sobre uma nova cultura. É importante ter em mente que, mesmo planejando, nem tudo acontece como o que foi escrito no papel: “Saber improvisar, me comunicar e lidar com os imprevistos, fizeram toda a diferença”, conta.

#6. Conecte-se com a comunidade local

Ter uma rede de apoio é fundamental e torna tudo mais possível e leve. Encontre grupos de expatriados ou atividades locais que permitam que você faça amizades e se sinta em casa no novo país.



Agora, já confortável e feliz em seu novo lar, Alana tem planos para abrir a sua própria agência de viagem: “Quero proporcionar algo diferente do que é oferecido pelo mercado hoje”, revela.

No entanto, a influenciadora faz mistério sobre esse projeto: “Em breve, revelo mais detalhes”, finaliza.

Quer mais dicas sobre morar no exterior?

Siga a Alana Almeida nas redes sociais e curta o conteúdo compartilhado pela influenciadora.

@alana.__almeida

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile