De Dra. Edilene Chaves a Gaby Amarantos, vejam influenciadoras que falam sobre autoamor nas redes sociais

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
4 min de leitura

O amor-próprio é um estado de apreciação por si mesmo que aumenta a partir de ações que apoiam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual. Esse autoamor significa ter uma grande consideração pelo seu próprio bem-estar e felicidade. De acordo com a especialista em nutrologia esportiva e influenciadora Dra. Edilene Chaves, significa cuidar de suas próprias necessidades e não se sacrificar para agradar aos outros.

“Amor próprio significa não se contentar com menos do que você merece. Pode significar algo diferente para cada pessoa, porque todos nós temos muitas maneiras diferentes de cuidar de nós mesmos. Descobrir como é para você como indivíduo é uma parte importante da sua saúde mental”, explica Edilene Chaves, que coleciona mais de 100 mil seguidores pelas redes sociais.

Para muitas pessoas, o autoamor é outra maneira de praticar o autocuidado. “Ouça seu corpo, faça pausas no trabalho, mova-se, desligue o telefone e conecte-se a si mesmo e a outras pessoas. Além disso, fala algo criativo, se alimente de forma saudável também”,  acrescenta.

Além da Dra. Edilene Chaves, algumas influenciadoras e celebridades já espalharam sobre o autoamor nas redes sociais. A modelo e apresentadora Mariana Goldfarb foi uma delas. A cantora Gaby Amarantos já fez uma postagem mostrando o corpo sem retoques e comemorando não servir mais à pressão estética. Já Samara Felippo decidiu deixar os cabelos brancos. “Mulheres, aprendi esse autoamor ao meu cabelo, a essa transição da minha maturidade, dos meus 42 , estou me sentindo linda, independente de qualquer reação que as pessoas tenham”, declarou.

Quem vê Preta Gil nos dias atuais pode achar que a artista sempre teve essa relação mais liberta com seu corpo, mas nem sempre foi assim. Segundo ela, o processo de autoamor para ela e minha geração não foi fácil. “Foi uma longa jornada até aqui. Passei a me amar, amor meu corpo do jeito que ele é. Sei que a maturidade me ajudou, por isso eu digo e repito para você que é jovem, não perca seu tempo tentando se enquadrar em um padrão que sóvai te adoecer. Busque se amar, se respeitar e enxergar a beleza em todos os tipos de corpos, inclusive o seu!”, completou a cantora.

Formas de praticar o amor próprio incluem:

  • Tornando-se consciente. As pessoas que têm mais amor próprio tendem a saber o que pensam, sentem e querem.
  • Agir com base na necessidade e não no desejo. Ao manter o foco no que você precisa, você se afasta dos padrões automáticos de comportamento que o colocam em problemas, o mantém preso ao passado e diminuem o amor próprio.
  • Praticar o autocuidado. Você se amará mais quando cuidar melhor de suas necessidades básicas. As pessoas com alto amor-próprio nutrem-se diariamente por meio de atividades saudáveis, como boa nutrição, exercícios, sono adequado, intimidade e interações sociais saudáveis.
  • Abrindo espaço para hábitos saudáveis. Comece realmente a cuidar de si mesmo, espelhando isso no que você come, como se exercita e no que passa o tempo fazendo. Faça coisas, não para “fazer” ou porque você “tem que fazer”, mas porque você se preocupa com você.

Foto Destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile