Desde o falecido Orkut, ter a conta invadida é um dos maiores medos do internauta. Com os anos, as plataformas foram melhorando suas políticas de segurança e privacidade para que os usuários se sintam mais confortáveis. Para o perito e especialista em segurança digital William Dolato, o grande perigo é o usuário compartilhar acessos privados com terceiros, principalmente no Instagram.
Na visão de William Dolato, a estratégia dos criminosos consiste em pedir o telefone e o e-mail de login da vítima que, ao achar que se trata de uma promoção, acaba sendo enganada e envia o link pessoal para os golpistas.
“O golpista faz um perfil fake de uma pousada ou restaurante e manda mensagens via direct para todos os seguidores do estabelecimento. Ele pede o link de redefinição do acesso ao Instagram dizendo que é apenas um link de ‘validação da promoção’. Eles induzem e em poucos minutos desconectam a vítima e roubam a conta”, conta William.
William Dolato. (Foto: Reprodução)
O que fazer?
Segundo o especialista em cibersegurança, você nunca deve enviar links ou prints de dados no Instagram, principalmente a desconhecidos. Ele alerta que é fundamental ter autenticação em dois fatores, pois essa simples ação pode te salvar.
Sobre WILLIAM DOLATO:
Atualmente o influencer William Dolato utiliza suas redes sociais como Youtube e Instagram para ensinar pessoas gratuitamente a como se protegerem de ataques virtuais, minimizar os riscos com jogos que prometem dinheiro fácil e como lidar com situações onde o delito já ocorreu. Para acessar o Instagram de William, clique aqui.