Com o mercado formal despedaçado, mais de 40 milhões de brasileiros, segundo dados recentes do IBGE, estão vivendo na informalidade. Com o desemprego em alta, o sonho da carteira assinada de gerações passadas foi trocada pela necessidade de buscar seus próprios caminhos e trabalhar por conta própria.
De acordo com o Sebrae, o Brasil bateu o recorde em 2021 com mais de 11 milhões de novos microempreendedores individuais registrados. Dentro desse cenário, o jovem que saiu do ensino médio vem enxergando um cenário de serviços para se adaptar e abrir o seu próprio negócio.
“Acredito que o empreendedorismo é um ótimo caminho para todos, pois através das suas habilidade você demonstra ao mundo a sua força e também de deixar um legado. O jovem tem essa oportunidade em mãos porque ele nasceu na época da tecnologia. Você pode criar, analisar e buscar a informação. Daí você vai lapidar esse conhecimento e transformar isso em algo criativo”, explica o especialista Rafael Mariano.
Segundo um levantamento recente realizado pela Globo, cerca de 24% dos jovens das classes A, B e C com até 30 anos já possuem seus próprios negócios e 60% querem ter um negócio futuramente. Trabalhando com mentoria e palestras para o público mais jovem, Rafael Mariano vem acompanhando o progresso da atual geração em relação às modificações do mercado.
Apesar de ter muita energia, Rafael revela que o jovem acaba, muitas das vezes, tomando atitudes erradas ou escolhendo negócios de pouca rentabilidade muito por falta de experiência. Mesmo com a força da internet, o especialista revela que falta ao jovem conversar com pessoas com mais vivência para poder adquirir aprendizados.
“Se você vai começar um novo negócio, você precisa buscar o conhecimento. Como fazer? Como empreender? O Sebrae, por exemplo, tem muitos cursos gratuitos que podem te dar um caminho. Eu procuro orientar o jovem a ser intenso. A partir do momento que você serve para tudo e busca algo, logo as coisas melhoram e as portas se abrem”, disse ele.
Dicas do especialista Rafael Mariano:
– Participe de eventos, palestras, workshops e feiras de conteúdos. Tudo isso irá entregar argumentos para você se desenvolver profissionalmente;
– Abra a cabeça! Esteja apto a aprender. Pode ser aprender a tirar foto, tocar um instrumento ou uma nova habilidade com aplicativos;
– Faça cursos e converse com grupos próximos. Podem ser amigos ou familiares. Enfim, troque uma ideia e ouça opiniões que podem te ajudar.
Foto destaque: Alunos tendo aula. Reprodução/Divulgação