Governo Federal divulga cartões de resposta do CPNU, o “Enem dos Concursos”

Participantes podem acessar seus gabaritos no portal oficial; notas da prova discursiva serão divulgadas em outubro

Lais Cordeiro Por Lais Cordeiro
3 min de leitura
Foto destaque: cartão resposta Enem dos concursos (Reprodução/Brasil de Fato)

O governo federal liberou, nesta terça-feira (10), os cartões de resposta dos candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. Os candidatos podem consultar seus gabaritos na mesma plataforma onde realizaram a inscrição, por meio do portal gov.br (https://cpnu.cesgranrio.org.br/login). O CPNU, que centraliza as contratações para diversos órgãos do governo, é um marco no processo seletivo unificado no país.

Prova discursiva terá divulgação de notas em outubro

A partir do dia 8 de outubro, os candidatos terão acesso à imagem digital de suas provas discursivas, bem como às notas finais da parte objetiva e às notas preliminares da prova escrita. Aqueles que desejarem solicitar revisão de suas notas da prova discursiva poderão fazê-lo durante o prazo de dois dias após a divulgação. Além disso, no mesmo dia, os aprovados serão convocados para enviar títulos como pós-graduação, mestrado e doutorado, que, em alguns casos, podem ajudar a compor a nota final de determinados cargos.

O CPNU, que está sendo realizado pela primeira vez, reúne 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos, com 970 mil candidatos participando das provas. A etapa de verificação para candidatos que concorrem às vagas reservadas, como pessoas negras, indígenas e com deficiência, ocorrerá até o início de novembro. Confira o tutorial de acesso ao gabarito disponibilizado pelo G1:


Passo a passo para emitir os cartões de resposta do ‘Enem dos concursos’ (Foto: reprodução/Nicole Lourenco/Arte g1)

Classificação por cargos e vagas reservadas

A lista de aprovados será organizada segundo a maior pontuação obtida por cada candidato, respeitando as reservas de vagas para grupos específicos. A Funai, por exemplo, destina 30% de suas vagas a candidatos indígenas.

Outro ponto importante é que a classificação também considerará as preferências de cargo e especialidade selecionadas pelos candidatos durante a inscrição. Se o candidato for aprovado em sua primeira opção de cargo, será eliminado das demais listas de espera.

O resultado está previsto para o dia 21 de novembro, e as convocações para posse devem ocorrer a partir de janeiro de 2025.

Sair da versão mobile