Sucesso no Brasil, Boali vai levar alimentação saudável para a Flórida (EUA) através do empresário Matheus Campos

Flórida é vista como região com uma demanda crescente por opções de alimentação saudável, forte cultura de bem-estar e um ambiente econômico aquecido

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
7 min de leitura
Foto Destaque: Matheus Campos (reprodução/divulgação)

Primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil, a Boali é a nova marca nacional que irá quebrar fronteiras e, através do empresário Matheus Campos, visa desbravar o mercado norte-americano.

O passo inicial dessa empreitada irá acontecer na Flórida, reduto de brasileiros nos Estados Unidos e conhecida pelo estilo de vida saudável. E é justamente nisso que Matheus aposta para a Boali virar sucesso também internacionalmente.

“A escolha pela Flórida e por restaurantes saudáveis é uma decisão muito estratégica. Tive a oportunidade de me tornar master franqueado da Boali na Flórida, a maior rede de restaurantes de comida saudável do Brasil, e isso é especialmente animador considerando o ambiente vibrante e em crescimento dos Estados Unidos. A Flórida não só apresenta uma demanda crescente por opções de alimentação saudável, mas também possui uma forte cultura de bem-estar que se alinha perfeitamente com o conceito Boali. Além disso, a presença significativa de brasileiros na região cria uma conexão cultural que pode facilitar nossa entrada e aceitação no mercado local. Com um cenário econômico aquecido e o crescente interesse por refeições que promovem um estilo de vida ativo e saudável, estamos extremamente otimistas quanto ao sucesso e à expansão do nosso projeto por lá”, refletiu Matheus, que prosseguiu:

“O diferencial do nosso novo negócio é a missão de universalizar o acesso a comida saudável, transformar hábitos e promover o bem através da comida. Oferecemos uma combinação única de refeições rápidas, saudáveis, sem comprometer a qualidade nutricional e por um preço acessível. Em um mercado onde as pessoas buscam equilibrar saúde e praticidade, nossa proposta se destaca ao proporcionar opções que atendem a essas demandas de forma eficiente. Estamos comprometidos em transformar a maneira como as pessoas se alimentam e promover um estilo de vida saudável”.

Antes de sonhar em investir nos EUA, porém, Matheus Campos construiu sua história no mercado alimentício no Brasil, sendo um franqueado de sucesso da marca “O Burguês”, referência nacional no ramo de food delivery. Agora, ele espera aplicar tudo o que aprendeu em seu novo empreendimento.


Boali (Foto: reprodução/divulgação)


“Minha entrada no ramo de alimentação foi impulsionada por uma percepção de mercado, onde o setor de delivery teria um crescimento exponencial com o início da pandemia da COVID-19. Percebi essa tendência e, em março de 2020, iniciamos o projeto da primeira loja do Grupo GPM, uma multifranqueada da marca O Burguês, justamente quando a pandemia começou a se espalhar. Hoje, com 3 lojas em operação, posso afirmar que estar junto a uma marca forte como O Burguês tem sido, sem dúvida, uma grande vantagem. Essa experiência durante os últimos 4 anos foi crucial para desenvolver habilidades valiosas na gestão eficiente de restaurantes com grande fluxo de pedidos”.

“Nossas operações realizam centenas de pedidos diários, cada uma com uma equipe de até 10 entregadores e 10 operadores dentro da cozinha. Esse cenário me proporcionou uma importante experiência em gestão operacional e logística, conhecimentos que serão essenciais para o sucesso do nosso novo projeto na Flórida. Um dos maiores desafios que enfrentamos foi encontrar e manter colaboradores talentosos e motivados. Para superar isso, criamos um ambiente meritocrático e saudável em nossas lojas, o que foi fundamental para garantir um bom e contínuo desempenho operacional através de uma equipe engajada e produtiva.”

Agora, pretendo aplicar essas habilidades e conhecimentos adquiridos para enfrentar os desafios do mercado dos EUA. Meu objetivo é utilizar toda minha experiência em gestão e expansão para estabelecer e multiplicar a presença da Boali na Flórida, garantindo que nosso conceito de alimentação saudável se conecte com o público local e se destaque em um mercado competitivo”, completou.

Por fim, o empresário brasileiro citou quais os principais desafios que espera encontrar ao levar a Boali para os Estados Unidos, mas principalmente, como em meio a eles fazer o projeto dar certo e seguir crescendo.

“Os principais desafios ao levar uma marca brasileira para os EUA incluem a adaptação cultural e o entendimento das preferências locais. Para enfrentar esses desafios, estamos implementando estratégias específicas. Uma delas é ajustar nosso menu para atender aos gostos dos consumidores americanos e adaptar nossas campanhas de marketing para refletir as expectativas culturais locais. Além disso, estamos investindo em pesquisa de mercado para compreender melhor as preferências dos clientes e adaptar nossa oferta de acordo”.

“A Boali tem uma forte conexão com o esporte, sendo patrocinadora oficial do Ironman no Brasil. Pretendemos levar esse modelo de parceria e nossa paixão por esportes para a Flórida, um estado conhecido por seu engajamento em atividades físicas e competições de alto nível. Estamos estudando patrocinar competições e eventos esportivos locais, o que nos permitirá aumentar nossa visibilidade e nos conectar com o público que valoriza um estilo de vida saudável e ativo. Essa estratégia é parte de nosso plano para construir uma marca forte e estabelecer uma base de clientes leais no mercado americano”.

“Outro desafio significativo é o impacto cambial. Com o real desvalorizado frente ao dólar, precisamos ser criativos para garantir que nossos recursos sejam utilizados da forma certa. Já enfrentei desafios semelhantes quando precisei repensar o modelo de negócio, desde os canais de venda, produtos e serviços até o público-alvo durante a pandemia com a gráfica ADG Signs. Essa experiência me ensinou a importância de ser ágil e adaptável, e a responder rapidamente às mudanças do mercado. A lição mais valiosa foi a necessidade de ajustar estratégias em tempo real para atender às demandas do mercado. Hoje, estou pronto para aplicar essas lições para garantir uma entrada bem-sucedida da Boali no mercado norte-americano, utilizando estratégias flexíveis e bem planejadas para garantir nossa aceitação e sucesso”, encerrou Matheus Campos.

Sair da versão mobile