O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro, é uma data que faz alusão a potencia feminina nas lideranças de negócios. A mulher empreendedora é alguém que busca conquistar seu espaço e sua autonomia, porém tem que ultrapassar algumas barreiras para alcançar destaque e autoridade no mercado em que está inserida.
Mulher falando ao telefone (Foto: Reprodução/Freepik)
Diferente do homem empreendedor, a mulher além de ter que se dedicar a gerenciar sua empresa também tem que buscar espaço na rotina para administrar outras vertentes da sua vida, como a familiar.
A primeira grande competência que se destaca dentro do empreendedorismo feminino é a capacidade de analisar o perfil de possíveis colaboradores para sua equipe. A mulher tem uma maior facilidade de identificar potenciais membros para sua equipe, buscando compreender suas habilidades e como isso pode alavancar sua empresa.
Como ela tem uma maior sensibilidade de compreender o outro, isso faz com que cada vez mais pessoas que tenham competências extraordinárias se agrupe a sua equipe.
A segunda grande competência, é a capacidade de usar aquilo que lhe é direcionado para aperfeiçoar seu posicionamento, sua forma de lidar com os percalços que envolvem o mundo do empreendedorismo. A empreendedora que sabe ouvir, tem uma grande vantagem, pois se absorver aquilo que pode trazer benefícios para sua posição, saberá desencadear uma reflexão que pode só trazer novas ideias para implementar em seu negócio.
Uma grande competência que deve ser levada em consideração ainda no inicio do planejamento é qual a dimensão de mercado desse nicho a qual está pretendendo empreender. É necessário que a mulher possa enxergar o seu mercado para além do obvio, e esteja também disposta a implementar sempre novas dinâmicas de renovação, para que seu produto esteja sempre em ascensão.
Claro que não são apenas essas as competências que a mulher de destaca dentro do empreendedorismo, mas são essas que a tornam diferenciadas, mesmo diante de tantos desafios.
Foto destaque: Mulher falando ao telefone. Reprodução/Freepik