Pesquisa da Tunad prevê aumento de 10% no número de inserções na TV Aberta de marcas com campanhas relacionadas ao Dia das Crianças

Por Heloisa Santos
5 min de leitura

Outubro chegou e o impacto com notícias, propagandas, campanhas nas TVs e informações nas redes sociais sobre o Dia das Crianças já começou. Para as crianças, a data celebrada anualmente no dia 12  é tipicamente acompanhada de presentes e brincadeiras. Para os adultos, é uma correria para encontrar os brinquedos favoritos dos pequenos, programações e passeios divertidos, entre outros.

Uma pesquisa da plataforma de inteligência de Mídia, a TUNAD, revela que as inserções de TV aberta de campanhas relacionadas ao Dia das Crianças já vinham de forte crescimento entre os anos de 2021 e 2022. Analisando o período de 5 a 12 de Outubro de cada ano, enquanto no ano de 2021 foram no total 1.230 inserções na TV aberta relacionadas ao Dia das Crianças nas principais praças auditadas pela Tunad, em 2022, esse número aumentou para 2.717, ou seja, um aumento percentual de mais de 120%.

A marca responsável por alavancar esse número foi o “Mercado Livre”, que em 2022 teve um total de 1.675 inserções relacionadas ao Dia das Crianças. Essas inserções geraram bons resultados de lifts pela busca pela marca no Google: mais de 45 mil buscas acima da média (utilizando como baseline a média de 5 minutos antes).

Marcas como “Havan” e “Dolly” aumentaram também significativamente sua presença no Dia das Crianças do ano de 2021 para 2022, com a Havan aumentando em mais de 160% o número de inserções e a Dolly aumentando 86%.

Comparando com as inserções de Setembro e Outubro de 2023,, a tendência desse ano é um aumento de 10% no número de inserções na TV Aberta de marcas com campanhas relacionadas ao Dia das Crianças, sendo o grande impulsionador, o Varejo. Marcas como “Mercado Livre”, “Havan” e “Jequiti” estiveram fortemente presentes no ano passado, rompendo as médias dos anos anteriores, e a tendência é que continuem fortemente este ano, alavancando o número de inserções e lifts gerados pela marca no Google.

Para obter a pesquisa basta clicar no link.

Como o estudo é realizado?

A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados.

Hoje, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H,Discovery Kids,ESPN2,ESPN4,ESPN Brasil, Fox/Star, FX ,Globo News,GNT,Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel.

Porém, para clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil. Além disso, a plataforma da Tunad consegue utilizar esses dados para fazer um cruzamento para identificar se esses anúncios tiveram impactos em algum KPI específico. Um dos KPIs que a Tunad tem integração são as buscas no Google. A Tunad possui uma API que irá carregar minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas na plataforma.

Com esses dados a plataforma irá traçar uma média pela busca pela palavra-chave cadastrada 5 minutos antes de cada uma das identificações dos anúncios, e traçar uma projeção 10 minutos depois das inserções de quanto se teria de buscas sem os anúncios, e isso chamamos de baseline. Após isso comparamos essa projeção com o valor real de buscas, tudo aquilo que sobressai esse baseline gerado chamamos de Uplift, sendo a principal métrica que utilizamos para avaliar se um anúncio teve ou não impacto no KPI.

Foto destaque: criança no campo. Foto/Reprodução

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