Após a crise sanitária mundial, devido a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que se voltar para as vendas onlines, tendo que se adaptar aos meios digitais para sobreviver durante este período, mesmo no cenário pós-covid a importância dos comércios virtuais continuaram a crescer, a influência da internet é muito grande, sendo quase impossível ficar de fora sem perder um diferencial competitivo.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no ano de 2021,155,7 milhões utilizaram a internet em todo o país, o que representa 84% da população, segundo o governo federal 90% dos lares Brasileiros possuem acesso a internet, sendo que a maioria acessa a rede através de dispositivos móveis.
O que deixa claro o potencial para os empreendedores que optam por utilizar a internet como principal meio de vendas, sendo que a tendência é que este cenário se intensifique ainda mais.
Marketing Digital (Reprodução/Pexels/Pixabay)
O que deixa claro o potencial para os empreendedores que optam por utilizar a internet como principal meio de vendas, sendo que a tendência é que este cenário se intensifique ainda mais.
No ano de 2018 o faturamento dos e-commerces no Brasil foi de R$ 53,4 bilhões de reais, chegando a somatória de 61,2 milhões no ano de 2019, tendo um aumento de 15% em 2022, o que resultou em um faturamento de R$182,7 bilhões de reais, que segundo a Ebit Nielsen, representa um recorde no setor.
Segundo os dados da pesquisa 89% dos brasileiros buscam ao menos um produto ou serviço nas plataformas digitais, por este motivo é importante adaptar o seu negócio para este cenário.
É importante dar atenção aos conceitos mais básicos do marketing digital, para implementar uma boa estratégia de divulgação para sua empresa.
Como por exemplo os 5 p´s, preço, praça, produto, promoção e pessoas, que servem para dar uma direção ao seu negócio e ajudam a atrair e fidelizar os clientes.
Para iniciar o seu planejamento digital é importante organizar as informações levantadas pelos 5 p´s. Também é importante ter conhecimento sobre a lesgilação vigente em relação à comércios eletrônicos.
Foto destaque: Online Marketing (Reprodução/Pexels/Dominika Roseclay)