Atualmente, grande parte das gestões de recursos humanos buscam por candidatos que possam contribuir para uma equipe de potencial sucesso dentro do sistema corporativo. Durante os processos seletivos, recrutadores e analistas tendem a avaliar não apenas aspectos como habilidades ou pretensão salarial de um candidato, mas também avaliam os indícios que caracterizam estabilidade e inteligência emocional.
Conheça abaixo os 5 traços que revelam que uma pessoa possui inteligência emocional:
1. Controle emocional: Para Marcel Schwantes, especialista em liderança, um candidato que demonstra controle sobre suas emoções diante de cenários adversos está propenso a transmitir segurança e confiabilidade para uma empresa. O fato de uma pessoa agir de forma racional eleva suas chances de maior desempenho produtivo, de maneira que este saiba separar aspectos da vida pessoal e da vida profissional.
2. Flexibilidade: Quando um candidato aponta a proatividade como um de seus pontos positivos durante a entrevista de emprego, espera-se que este saiba lidar, de fato, com as constantes alterações da empresa. E um funcionário demonstra inteligência emocional quando é flexível às mudanças de planos e consegue exercer seu papel com maestria.
3. Resiliência: O especialista Schwantes aponta que a resiliência permite que uma pessoa tenha inteligência no momento de lidar com as turbulências e adversidades que surgem ao longo do percurso. “Pessoas resilientes têm limites claros; eles não se permitem sentir culpados por coisas que não têm a ver com eles”, diz.
4. Autenticidade: Vestir uma máscara no momento de lidar com uma pessoa que gerencia o setor não é o melhor a se fazer. Ser transparente revela traços de personalidade que farão com que os demais colaboradores sintam confiança na pessoa dentro de determinado ambiente.
5. Empatia: A empatia faz com que os membros de uma equipe sintam segurança e estejam abertos a ajudar uns aos outros. Isso proporciona um maior rendimento das funções corporativas e contribui para resultados assertivos dentro da companhia.
Foto Destaque: Aprenda a se destacar no mercado de trabalho usando inteligência emocional. Reprodução/Getty.