Aprenda a se destacar no mercado de trabalho usando inteligência emocional

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
3 min de leitura

Atualmente, grande parte das gestões de recursos humanos buscam por candidatos que possam contribuir para uma equipe de potencial sucesso dentro do sistema corporativo. Durante os processos seletivos, recrutadores e analistas tendem a avaliar não apenas aspectos como habilidades ou pretensão salarial de um candidato, mas também avaliam os indícios que caracterizam estabilidade e inteligência emocional. 

Conheça abaixo os 5 traços que revelam que uma pessoa possui inteligência emocional: 

1. Controle emocional: Para Marcel Schwantes, especialista em liderança, um candidato que demonstra controle sobre suas emoções diante de cenários adversos está propenso a transmitir segurança e confiabilidade para uma empresa. O fato de uma pessoa agir de forma racional eleva suas chances de maior desempenho produtivo, de maneira que este saiba separar aspectos da vida pessoal e da vida profissional. 

2. Flexibilidade: Quando um candidato aponta a proatividade como um de seus pontos positivos durante a entrevista de emprego, espera-se que este saiba lidar, de fato, com as constantes alterações da empresa. E um funcionário demonstra inteligência emocional quando é flexível às mudanças de planos e consegue exercer seu papel com maestria. 


Obtenha bons resultados em uma empresa através de inteligência emocional. (Foto: Reprodução/Pinterest)


3. Resiliência: O especialista Schwantes aponta que a resiliência permite que uma pessoa tenha inteligência no momento de lidar com as turbulências e adversidades que surgem ao longo do percurso. “Pessoas resilientes têm limites claros; eles não se permitem sentir culpados por coisas que não têm a ver com eles”, diz.

4. Autenticidade: Vestir uma máscara no momento de lidar com uma pessoa que gerencia o setor não é o melhor a se fazer. Ser transparente revela traços de personalidade que farão com que os demais colaboradores sintam confiança na pessoa dentro de determinado ambiente.

5. Empatia: A empatia faz com que os membros de uma equipe sintam segurança e estejam abertos a ajudar uns aos outros. Isso proporciona um maior rendimento das funções corporativas e contribui para resultados assertivos dentro da companhia.

 

Foto Destaque: Aprenda a se destacar no mercado de trabalho usando inteligência emocional. Reprodução/Getty.

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