As habilidades desenvolvidas para aumentar a criatividade

Raira Cardili Por Raira Cardili
3 min de leitura

Um estudo realizado pela Faber-Castell, tentando revelar o quão criativo o brasileiro é, mostra uma pesquisa de opinião para o Mapa da Criatividade, o qual é considerada uma das maiores qualidades que nós nos orgulhamos em ter.


A criativida em construção/ Foto UOL


A pesquisa apontou dois dados muito importantes e interessantes: 85% da população afirma que a criatividade é uma habilidade que nós a praticamos, fato confirmado pela Universidade de Harvard, e uma boa comparação é a ida em uma academia para exercitar o corpo, o qual cada vez mais geram ganhos em resistência e força. O segundo dado, mostra que três a cada quatro brasileiros se consideram criativos e mais de 95% acreditam que a criatividade é passível de transformar a realidade que nos cerca, pois ela vai além de artística, sendo também utilizada para inovações e solução de problemas. Assim, com o aumento do treinamento do nosso cérebro, criamos novos meios de relacionar as referências e conceitos que estamos acostumados.

Uma opinião afirmada pelo sociólogo italiano Domenico Dimazi e conforme a pesquisa realizada pela Faber-Castell, a soma e a junção do trabalho, lazer e estudo são fundamentais para uma vida melhor e um cérebro mais saudável e consequentemente, mais criativo.

Como são muitas as formas de aprendizagem, um conceito interessante a se pensar é “LifeLong Learning”, o qual significa “Aprender por toda a vida”, induzindo que tudo é forma de aprendizagem, como escutar um podcast, assistir uma novela/série/filme, ler um livro, e até mesmo trocas interpessoais são formas de se aprender algo novo durante todo o tempo, inclusive em momentos de lazer, trabalho e estudo, de acordo com a disponibilidade e vontade de cada um.

Entendemos como conseguimos referências do mundo todo, sobre o que está acontecendo em tempo real e como chegaram a ser o que são hoje, as quais influenciam diretamente em nosso processo de criatividade e cultura, pois hoje tudo é uma fonte inesgotável de informação, principalmente através das redes sociais.

Foto destaque: Cérebro em criatividade./ Reprodução: G&A Comunicação Coorporativa

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile