Neste último domingo (20), a cantora Iza divulgou o seu mais novo projeto, o Entra na Roda. Inspirado em um trecho da música “Ginga”, o programa pretende fortalecer, divulgar e premiar empreendimentos liderados por pessoas negras. A ideia da artista é uma parceria com Instituto Identidades do Brasil (IDBR) e vai disponibilizar meio milhão de reais para potencializar negócios de empreendedores negros brasileiros.
Em nota enviada à imprensa, a jurada do The Voice Brasil, Iza, comentou que sempre quis investir em um projeto que impactasse positivamente a vida dos empreendedores negros. “A pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir em como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo“, disse.
Iza para o projeto “Entra na Roda”. (Foto:Reprodução/Portal Popnow)
Além de disponibilizar 500 mil reais para ajudar na iniciativa do pequeno negócio, o projeto destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados na região Norte e Nordeste do país, com o intuito de trazer mais visibilidade e potencialidade para esses moradores.
“Entra na Roda” terá 20 finalistas, sendo 5 representantes em cada categoria (moda, alimentação, beleza, entretenimento, e negócios de impacto social). Apesar de todas as vinte pessoas receberem oficinas de formação em empreendedorismo, apenas duas pessoas vão vencer por categoria. A escolha dos projetos vencedores será feito por meio de um conselho próprio, formado por jurados especialistas pretos em cada área e por profissionais do IDBR.
A cantora Iza, que tem a sua avó como primeira influência de mulher preta empreendedora, se mostra empolgada com o desenvolvimento do projeto. “Sou uma mulher negra, vinda do subúrbio carioca e sei da realidade da população negra periférica. Por isso quis investir meu tempo e meu dinheiro nesse projeto que abre espaço para que algumas pessoas avancem em seus sonhos, além de propiciar a capacitação de muitos empreendedores. Espero que, com isso, eu consiga ajudar na inclusão dos profissionais pretos no mercado de trabalho e que eu possa inspirar outros artistas a investirem também”, comentou.
As inscrições para o “Entra na Roda” são 100% online e poderão ser feitas até o dia 11 de dezembro através do formulário disponível no site . Podem se inscrever empreendedores pretos ou pardos, com mais de 18 anos e com MEI ou ME ativo. A premiação do projeto será apenas em abril de 2023 e o repasse no mês seguinte.
Foto Destaque: Iza para o projeto “Entra na Roda”. Reprodução/Portal Popnow