Não é de hoje que Sophia Martins, empresária especializada no ramo imobiliário, é referência quando se fala em projetos inovadores. Ela já criou, por exemplo, uma academia de formação especializada no atendimento de luxo. Em suas redes sociais, contribui com técnicas empresariais indo de playlists motivacionais a dicas de livros que abordam conhecimentos da área. “Eu gosto de fornecer conteúdo de forma gratuita a todos profissionais de vendas. Esse é o objetivo das minhas redes sociais”, afirma. Ela está sempre antenada as novidades do mercado e do mundo, conversando com outros especialistas e trocando conteúdo, seja em vídeos, podcasts e lives disponibilizados nas redes.
Apesar da especialidade e foco no mundo dos negócios, que já lhe rendeu matéria na revista Forbes, Sophia não esquece a necessidade de se preocupar com a saúde física e mental dela e dos seus colaboradores: “Afinal, liderar é se importar e ter preocupação com a sua equipe”. Inspirada pela origem do Setembro Amarelo, campanha anual pela manutenção da saúde mental e em prol da prevenção ao suicídio no Brasil apoiada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, junto ao Conselho Federal de Medicina.
Essa movimento começou nos Estados Unidos. Em setembro de 1994, o jovem Mike Emmy, de 17 anos, tirou a própria vida. Ele era um rapaz notório e muito habilidoso. Antes de morrer, restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Por isso, e, passados 20 anos, em 2014, sempre em setembro se busca se voltar para o doloroso, mas importante assunto e associando a cor amarela. Diversas empresas de múltiplas áreas se mobilizam e movimentam seus times com ações sociais que visam a promoção da saúde mental, com orientações e atividade visando o combate.
Martins, a partir de sua empresa a Mitre Vendas, foi além e decidiu investir em um projeto que vai muito além de setembro. Não é de hoje que é comprovado científico, que atividades física resultam, além de melhorias para a saúde física, como traz efeitos neurológicos em pessoas que praticam atividades esportivas regularmente. Ajuda na liberação de neurotransmissores como endorfina, controla o hormônio Cortisol, que ajuda o organismo a controlar o estresse, a reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Segundo Sophia, quando uma pessoa sedentária consegue uma predisposição e se torna um atleta de alto rendimento, gera “melhora significativa nos processos de decisão, auto estima e tranquilidade, que são bases fundamentais para qualquer tipo de relação comercial”. Por isso, segundo ela, saúde física e mental, setembro amarelo e sua especialidade, vendas, são “coisas indissociáveis”. O projeto MV Run surge para unir tudo isso.
Com corridas bimestrais em São Paulo, cidade onde mora e atua, cada encontro funde as corridas com espaço para debater temas atrelados à alta performance, como resiliência, foco e determinação.
Sophia conta que, mesmo os encontros tenham começado com foco para seus colaboradores, ele é aberto para qualquer pessoa que queira se inscrever a partir do site da empresária: “Acredito muito no rendimento de altíssimo nível, de integração e também como um momento diferente mais descontraído. Entretanto, eu sempre levo um tema que relaciona o esporte com a performance no trabalho, como planejamento e foco e o que isso têm a ver com a saúde”. Em suas redes sociais, ela mantém todos os membros atualizados de onde, quando e como serão os encontros. Dois encontros já aconteceram e, para a CEO da Mitre vendas, “é apenas o começo de um projeto que estou amando me dedicar”.
Foto Destaque: Reprodução