Condutas eficazes para uma boa gestão de pessoas

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
6 min de leitura

Ser um bom gestor não é apenas manter seus funcionários engajados. Um líder admirável é aquele que sabe motivar seu time e põe em prática as melhores normas de governança empresarial, levando seu empreendimento ao êxito.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), há certas atitudes que todos os bons líderes têm, independentemente do tipo de profissionais que estejam coordenando.

As práticas de gestão eficazes auxiliam os gerentes a motivar os funcionários, produzindo resultados e atingindo os objetivos da empresa. Ao manter a visão do negócio em mente, bons líderes conseguem direcionar a equipe para trabalhar centrada em um único objetivo.


Cultivar o espírito de união é extremamente positivo para qualquer organização. Foto: Reprodução/Freepik


A seguir conheça 10 exemplos que o SEBRAE considera como as melhores práticas de gestão de pessoas:

1 – Comunique-se bem

Se comunique de uma forma que descreva claramente suas expectativas para seus funcionários. Não deve caber a eles “ler a sua mente” em um projeto. Permita que façam perguntas e responda com paciência e objetividade.

2 – Envolva os funcionários

Um colaborador alienado ou entediado não se importará em realizar seu trabalho, muito menos em executá-lo com sua capacidade máxima. O primeiro passo para se tornar um grande líder é identificar como envolver os funcionários na visão da empresa. Trabalhadores engajados não são apenas mais entusiasmados e produtivos, mas também se tornam menos passivos na forma como realizam sua função. Eles assumem mais responsabilidade por seu desempenho e ainda podem ajudar a atrair novos talentos para a organização.

3 – Esforço de recompensa

O reconhecimento do esforço do funcionário e a recompensa pelas conquistas fazem com que ele se sinta muito mais valorizado na empresa.

Alguns gestores podem até pensar que ser muito próximo e amigável com os funcionários prejudica sua autoridade. No entanto, o reconhecimento pelo trabalho motiva as pessoas a produzirem mais e serem leais à empresa.

Uma boa prática para recompensar o esforço é dar crédito publicamente. Todos devem estar cientes que suas contribuições para a organização serão reconhecidas se mostrarem o mesmo nível de excelência.

4 – Seja transparente

Quando o líder é aberto e honesto sobre seus sentimentos em relação aos esforços de negócios, os funcionários também se sentem à vontade para falar de forma sincera e compartilhar suas ideias. A transparência proporciona melhores níveis de confiança e até respeito entre um gestor e os membros de sua equipe.

5 – Mantenha-se comprometido

A desconfiança dentro de uma equipe drena recursos e tempo, com os membros do time se concentrando mais em evitar conflitos, do que expor suas opiniões.

7Ao manter-se comprometido com a iniciativa da organização, um gestor pode promover um ambiente em que a discordância é bem-vinda, não temida, pois diferentes perspectivas podem ajudar a moldar uma meta clara e robusta.

6 – Consistência prática

Talvez uma das práticas recomendadas mais importantes seja manter a consistência na forma como você trata os funcionários. A gestão eficaz depende de líderes que tratam todos os membros da equipe com uma abordagem justa, consistente e equitativa, na qual nenhum favoritismo se aplica.

7 – Busque clareza

  • Por que existimos?
  • Como nos comportamos?
  • O que nós fazemos?
  • Como teremos sucesso?
  • O que é mais importante?
  • Quem deve fazer o quê?

Quando os líderes podem desenvolver e compartilhar um senso claro da visão, valores, objetivos estratégicos e transferência de responsabilidades, os colaboradores são capazes de compreender o seu propósito e a direção que precisam seguir para ter sucesso.

8 – Crie coesão cultural

A cultura da empresa é uma das maiores forças motrizes de um empreendimento e mostra quanto ele está preparado para o futuro. Abrange os valores compartilhados que, com o nível certo de engajamento, podem levar ao desenvolvimento de resultados produtivos e eficientes.

Uma prática recomendada é garantir que todas as novas contratações estejam alinhadas com esses valores e visão. A diversidade de raça, gênero, status socioeconômico, entre outros, é benéfica, pois aumenta o senso de coletivo.

9 – Incentive o trabalho em equipe

É muito provável que os funcionários aprendam e apreciem a importância da colaboração, quando recebem regularmente uma linha de visão entre o trabalho que executam e como ele impulsiona a organização.

10 – Gerencie pelo exemplo

O comportamento de um gestor deve sempre refletir como ele espera que sua equipe se comporte. Uma das melhores práticas é demonstrar e modelar os valores e as expectativas do que você deseja de seu pessoal. Se você for pontual, seus funcionários também serão. Se você for consistente, eles também vão se preocupar com isso. Como líder, é fundamental modelar o comportamento ideal, para que seus funcionários tenham algo para seguir e se inspirar.

Foto de capa: Permita que façam perguntas e responda com paciência e objetividade. Reprodução/Freepik

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