O lançamento de um novo produto por uma empresa pode ocorrer por duas razões, sendo elas: necessidade ou oportunidade. Por exemplo, quando a concorrência passa a oferecer um produto muito semelhante ao já oferecido pela empresa, surge a necessidade de se destacar com o lançamento de um novo produto, ou, o empreendedor nota uma oportunidade de ampliar sua área de atuação, quando os clientes passam a buscar por produtos que não são oferecidos pela empresa.
Encontre maneiras criativas de divulgar seu produto (Reprodução/Mart Production/Pexels)
Para não errar neste momento, é preciso definir dois pontos: o posicionamento da empresa e o seu público-alvo.
Defina um público alvo para o seu produto (Reprodução/Pavel Danilyuk/Pexels)
O posicionamento trata-se da personalidade da sua empresa, é a forma que você quer que a marca seja lembrada pelos clientes. Retratando o que a marca melhor do que suas concorrentes, faz com que o público dê prioridade a ela. Definir o posicionamento de maneira clara é imprescindível para o lançamento de um produto de sucesso.
O público-alvo é o perfil de consumidor que a marca busca atingir, a melhor maneira de se definir um público alvo é através de “Uma pesquisa de público-alvo”, que têm como descobrir o perfil sócio-demográfico do tipo de cliente que pode se interessar pela marca, o que inclui o gênero do público-alvo, estado civil, profissão, classe social, faixa etária, etc, e o perfil comportamental, onde o empreendedor irá definir os hábitos de compra de seu público alvo, seus valores e crenças.
Após definir o posicionamento da marca e o público alvo, é importante aplicar testes ao conceito do produto, para saber se o produto terá chances reais de sucesso no mercado e caso seja necessário aperfeiçoá-lo logo em seguida.
Faça uma logo chamativa para o produto (Reprodução/Teresa Jang/Pexels)
E por fim, defina um design de produto, nome, embalagem, etc, que farão com que o público se identifique com o produto, sendo os principais elementos o nome, logo e slogan.
Foto destaque: Uma pessoa com telefone e um tablet nas mãos dentro de uma loja. Reprodução/Bahadir Aydemir/Pexels