INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Empreender na Prática

DRE: a declaração que dá um panorama da sua empresa

Um empreendedor precisa ter controle das atividades da empresa. Há diversas ferramentas que possibilitam o monitoramento da parte contábil do empreendimento. Uma delas é a DRE: Demonstração do Resultado do Exercício.

Trata-se de um documento – geralmente, uma planilha – onde são registrados, falando de forma simplória, os ganhos e gastos da empresa. Ela evidencia se as atividades estão proporcionando lucro ou prejuízo em determinado período de tempo. A DRE pode ser elaborada mensalmente, bimestralmente, semestralmente ou anualmente, conforme o interesse da empresa. Ela tem muita utilidade para o gestor, pois torna-se uma fonte de dados que pode orientar a tomada de decisões. 

A demonstração anual, porém, é obrigatória no Brasil para todas as empresas, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEI). Ela deve ser enviada à Receita Federal, que se certificará se os impostos foram declarados corretamente, bem como a correspondência entre o lucro declarado na DRE e o valor registrado na declaração do empreendedor enquanto Pessoa Física. Além disso, uma DRE que aponte resultados favoráveis pode ser um bom instrumento para negociar com investidores e com o banco no momento de obter crédito.

 

O modelo da DRE foi estabelecido pela Lei 6.404/1976 e inclui algumas categorias:

A primeira a ser registrada – geralmente, na primeira linha da tabela – é a Receita Bruta. Ela inclui todo o dinheiro ganho pela empresa na venda de produtos e serviços, com recebimento de juros, retorno de dividendos e qualquer outra forma.

Posteriormente, na segunda linha, registra-se os Tributos relacionados a vendas, como Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), assim como descontos e devoluções feitas por clientes.

Na terceira linha constará a Receita Líquida: valor que sobrou ao subtrair os tributos, devoluções e descontos da Receita Bruta.

A linha abaixo será preenchida com os custos envolvidos nos produtos vendidos ou no serviço prestado.

Abaixo, deve-se registrar o resultado da Receita Líquida após o débito dos custos. Será o lucro bruto.

Em seguida, serão registradas as despesas da organização – salários, aluguel de espaço, publicidade e demais gastos envolvidos no funcionamento da empresa.

Ao subtrair do lucro bruto as despesas da organização, haverá um novo valor: o lucro operacional.

Por fim, o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devem ser calculados.

Ao deduzir esse valor do lucro operacional, haverá, por fim, o lucro líquido, destinado aos donos e acionistas. Se esse valor for positivo, as atividades da empresa estão gerando lucro. Caso contrário, estão gerando prejuízo.

Quer se aprofundar na confecção desse relatório? O vídeo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode te ajudar de forma mais detalhada.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/aKOCU4XyaCA” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

A análise da DRE elaborada ao longo dos meses e anos pode levar luz a mudanças necessárias na empresa, como as despesas excessivas e períodos de menor lucratividade. Por isso, recomenda-se contratar um contador para garantir que o documento fique bem feito.

 

Foto Destaque: Ilustração de planilha. Reprodução: Foto Destaque: Ilustração de planilha. Reprodução: Imagem de storyset no Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 6 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...