Empreendedorismo feminino: Sebrae ajuda mulheres a terem sucesso nos negócios

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

Segundo o Sebrae, o empreendedorismo feminino considera os negócios idealizados e comandados por mulheres. Ele extrapola a concepção de empreender como uma junção de ideias criativas com atitude e se coloca como agente transformador da sociedade, ao colocar a mulher na liderança e ativa na tomada de decisões. 

Um levantamento do LinkedIn Brasil revelou um aumento de 41% de empreendimentos liderador por mulheres em 2020. Mas em contrapartida, outra investigação feita pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae mostrou que 52% das micro e pequenas empresas geridas por mulheres precisaram interromper suas atividades na pandemia, algumas de forma permanente.

Dentre os obstáculos que as mulheres precisam superar para empreender, estão as múltiplas jornadas exaustivas, onde muitas vezes, elas precisam se responsabilizar sozinhas pelos cuidados da casa e dos filhos, além de gerir seu negócio. Muitas também se deparam com algum tipo de resistência e preconceitos em mercados dominados por homens. E ainda precisam  lidar com dificuldades para se posicionarem como líderes.


Empreendedoras devem se apoiar para terem sucesso (Foto: Reprodução/Pexels)


O Sebrae destaca que é imprescindível contar com apoio de outras mulheres e buscar resiliência nas suas histórias de conquistas e superação. A sororidade é um elemento muito importante para uma trajetória de sucesso. No mundo empresarial, esse companheirismo entre empreendedoras é crucial para que todas cresçam. Por isso, incentivar negócios comandados por mulheres irá ajudá-las a atingirem suas metas e alcançarem seus objetivos.

Para fomentar o protagonismo feminino, o Sebrae oferece um curso online com duração de duas horas para ser feito via WhatsApp ou Telegram. Essa formação rápida é voltada para microempreendedoras individuais e oferece conteúdos que irão ajudar a elaborar metas, o plano de ação e incentivar a reflexão sobre atitudes empreendedoras e de autodesenvolvimento.

Além disso, outra dica que o Sebrae oferece é o Programa Caixa Pra Elas – Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Caixa, para ajudar mulheres que desejam assumir o controle da sua vida e empreender. Eles oferecem ajuda na formalização da empresa, capacitação e oportunidades de crédito. 

Foto Destaque: Modelo. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile