INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Empreender na Prática

Empreender: planejamento estratégico é ação essencial

De acordo com o Sebrae, o conceito de empreender diz respeito, principalmente, ao processo de identificar uma oportunidade ou um problema e propor uma solução em forma de produto ou serviço. No entanto, a ação de transformar uma ideia em negócio pode não ser tão simples assim. Por isso, é essencial que toda ideia de empreendimento venha acompanhada de um plano de ação e uma estratégia bem definida. 

Aqui entra a relevância e o papel do planejamento estratégico para o sucesso de uma empresa. Ele deverá estar alinhado às metas, objetivos e visão do negócio, além de apresentar um plano de ação para cada área, como marketing, financeiro, produção, distribuição, dentre outras. É importante também se preocupar em fazer um levantamento de práticas e metodologias que deram resultado no mercado, além da definição do público-alvo que irá se interessar pelo serviço ou produto.

Um planejamento estratégico precisa de um diagnóstico, que implica em levantar a situação atual do negócio, para assim pensar em um plano de ação. Durante sua implementação é preciso realizar constantemente a mensuração dos resultados e caso seja necessário, ajustar novas estratégias, e medi-las novamente.


Planejamento estratégico envolve mensuração de resultados (Foto: Mikhail Nilov/Pexels)


O Sebrae ainda destaca que uma atitude empreendedora não depende apenas de inovação. Realizar um planejamento estratégico adequado, ter acesso às ferramentas necessárias para o negócio e investir na formação dos envolvidos também são diferenciais competitivos para a empresa. 

Mas antes de lançar uma marca, produto ou serviço, é preciso se atentar para algumas ações como pesquisar quais são as competências e aptidões necessárias para ser um empreendedor de sucesso, conhecer o nicho que se pretende atuar e identificar as suas dores (problemas ou ineficiências do mercado), manter-se sempre atualizado sobre comportamento do consumidor e zelar para que o produto ou serviço comercializado facilite a vida do cliente ou o ajude a solucionar algum problema.

Foto Destaque: Modelo sentada em frente ao computador. Nataliya Vaitkevich/Pexels

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...