Entenda as dificuldades que as empresas em crescimento enfrentam

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

Atingir a expansão é o sonho de todo empreendedor, entretanto, não se fala muito de muitas empresas que, mesmo em períodos prósperos, encontram desafios que podem levar por água abaixo o sucesso obtido até o momento, podendo levar até mesmo ao fechamento da empresa. Falta de estrutura e de trâmites bem organizados, dados sem precisão ou com má integração e gestão de funcionários são certos exemplos de empecilhos dos negócios que não conseguem aderir ao seu próprio crescimento.

Para tratar desse assunto e prover dicas para companhias que crescem ou estão planejando crescer, O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conversou com Elisângela da Silva Pinto, analista de relacionamento com clientes da regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae Rio Grande do Sul.

Desafios e dificuldades na gestão e nas finanças

A falta de programação é um dos precedentes mais fortes que afetam o crescimento de uma companhia, para Elisângela “o planejamento é um ponto muito importante para o negócio. Crescer sem o planejamento pode levar até o fechamento da empresa, pois o empresário não tem definido onde ele quer chegar, não tem clareza dos recursos que pode utilizar e previsão de riscos, podendo perder inclusive o capital que investiu e contrair dívidas futuras”.


O financeiro é o coração do negócio e exige atenção especial. (Foto: reprodução/Softline)


Dicas para a empresa se desenvolver de maneira saudável

Para que o tão sonhado crescimento da empresa aconteça de maneira saudável, uma dica que Elisângela tem como fundamental é: planejamento e metas, quer dizer, saber até onde quer chegar com o negócio e ter decidido os meios fundamentais para o alcançe desse objetivo, sabendo os pontos fortes e fracos. Elisângela também diz que o atendimento ao cliente há de ser uma prioridade, porque a satisfação dele deve estar em primeiro lugar. 

Outra dica valiosa é cuidar atentamente do setor financeiro. “Ele é o coração do negócio, e você, tendo clareza de suas finanças, conseguirá tomar decisões mais assertivas”, diz Elisângela. Ela ainda conta que uma companhia que está crescendo pode reverter seu resultado se fizer más escolhas nesse aspecto.

 

Foto de capa: É imprescindível estar preparado para as adversidades durante o crescimento da empresa. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile