A franquia, ou franchising, pode ser um modelo vantajoso para novos empreendedores. Esse tipo de negócio passou por mudanças significativas para se ajustar à novas relações entre franqueador, franqueado, consumidores e mercado. Nesse sistema, o dono de uma franquia, chamado de franqueador, cede ao empreendedor o direito de uso da sua marca ou patente, além da permissão de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e serviços.
Para quem deseja começar sua própria empresa, a franquia permite o uso de uma marca já conhecida, que foi testada e adequada para seu público-alvo. Com isso, é possível minimizar alguns dos entraves que todo empreendedor se depara ao iniciar seu negócio envolvendo desenvolvimento do produto, comunicação com o público, promoção da marca e outras questões administrativas.
Em 2019 foi assinada uma lei que ficou conhecida como nova lei de franquias, que passou a vigorar em março de 2020, cujo objetivo foi melhorar alguns pontos que geravam dúvidas e poderiam colocar em risco os usuários do modelo. Dentre as mudanças, destaca-se a territorialidade. Segundo a nova lei, o franqueador deve deixar clara a política territorial, especificando se é garantido ao franqueado a exclusividade ou preferência sobre um território.
A pandemia fez com que franqueados adotassem o e-commerce (Foto: Reprodução/Pexels)
Com a pandemia por exemplo, a maior flexibilidade territorial foi necessária, pois os franqueados não podiam ficar presos apenas ao ponto físico de seu estabelecimento, eles precisaram recorrer ao e-commerce. Outra mudança que se consolidou por conta da pandemia foi o suporte ao franqueado, que passou a ser realizado por meio de consultorias online.
Outro fator importante que chamou a atenção dos envolvidos no sistema de franquias é que o franqueado não é o único responsável pela gestão do cliente. Em um mercado cada vez mais concorrido, as marcas perceberam que é preciso se aproximar e conhecer ao máximo seus clientes, e esse movimento pode ser feito a partir das unidades franqueadas. Logo, a gestão de clientes passou a ser realizada em colaboração entre franqueador e franqueado.
Foto Destaque: Modelos em uma floricultura. Reprodução/Pexels