Gestão de pessoas: equipe motivada contribui para o alcance dos objetivos

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

A gestão de pessoas pode ser desafiadora para muitos empreendedores, mas ela também é essencial, pois está relacionada à motivação da equipe. A habilidade de gerir, liderar e motivar pessoas não pode ser subestimada, pois as ações de um time motivado poderão  impactar no alcance dos objetivos da empresa, influenciar nos resultados positivos das vendas, na performance de cada colaborador, na qualidade do ambiente de trabalho e nos lucros.

Na área de vendas, o gestor de pessoas precisa definir a persona e as características necessárias para a vaga de vendedor, e a partir daí, oferecer treinamentos mais adequados e selecionar novos colaboradores que tenham um perfil alinhado com as necessidades da empresa e com as atribuições que deverá cumprir. Esse é um aspecto importante a se atentar, pois será mais fácil motivar funcionários que se sintam confortáveis em suas funções.

Ao traçar um plano de ações, o empreendedor deve sempre ter em mente que sua equipe é fundamental na definição e efetivação das estratégias, principalmente as de vendas. É consenso no mercado que a qualidade do atendimento é um fator competitivo. Na relação entre consumidor e vendedor é possível estabelecer muito mais que uma troca, mas a satisfação de necessidades e a fidelização de um cliente.


Equipe bem estruturada deve fazer parte da estratégia de vendas (Foto: Reprodução/Pexels)


De acordo com o Sebrae, um cliente satisfeito indica o produto ou serviço para aproximadamente 8 pessoas. Já um consumidor insatisfeito é capaz de reverberar sua experiência negativa para 17 pessoas aproximadamente. Assim, uma equipe bem estruturada, que passa por treinamentos constantes e permanece motivada é um grande diferencial na interação com o público que ajudará na construção de uma imagem positiva da marca.

Segundo o serviço de consultoria do Sebrae, o primeiro passo para formar esse time alinhado é a descrição das atividades de cada cargo. Nesse documento, o empreendedor deve refletir sobre qual é o objetivo do seu negócio, quais as metas e como cada colaborador poderá contribuir. 

Foto Destaque: Mãos sobrepostas. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile