O empreendedorismo tem sido uma pauta na vida dos brasileiros, mediante a crise econômica e a pandemia, abrir o próprio negócio foi uma solução. O resultado disso é que no primeiro semestre foram abertas cerca de 1.218.222 milhão de empresas de prestação de serviço, trazendo um crescimento de 8,1% no setor, comparado com o ano de 2021, de acordo com o levantamento promovido pela Receita Federal.
Desde a sua criação em 2008, o MEI ajudou a regularizar a vida de muitos microempresários que antes atuavam de forma autônoma, e sem registro de contribuição para o INSS por exemplo. Desde então, essa opção tem sido a favorita entre os brasileiros.
Empreendedora (Reprodução/ Pinterest)
Afinal quais são os documentos para abrir um MEI?
Para formalizar a sua empresa, são necessários documentos simples, e de fácil posse. São eles:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de Residência;
- Título de Eleitor;
- Última declaração do Imposto de Renda (se tiver declarado);
O processo de abertura
Para obter o registro é um processo rápido, fácil e gratuito. Ao final do procedimento, o seu CNPJ já é aprovado.
O cadastro é feito pelo Portal do Empreendedor, dentro do site do Governo Federal, necessitando de um registro na conta gov, que pode ser localizado pelo www.gov.br.
Em seguida, é necessário ir na aba de “Formalize-se”, onde deve ser inserido alguns dados como o CPF, data de nascimento, comprovante da declaração do imposto de renda referente aos últimos dois anos (se tiver), ou o título de eleitor (caso não tenha ocorrido a entrega).
Cumprindo esse preenchimento, basta inserir o nome fantasia (identidade comercial da empresa), e o capital social (valor investido na abertura da empresa), além das atividades que serão exercidas, com o número do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
E por último, o endereço residencial e empresarial, que ao ser preenchido, precisa ser confirmado, e enviado, finalizando o processo.
Com esse registro das informações, é obtido o certificado do MEI, que contém o CNPJ.
Empreendedora em um café (Reprodução/ Pinterest)
Algumas informações que valem ressaltar
Para ter um MEI, há alguns requisitos que devem ser considerados, como ser o único sócio da empresa, e ou não ter participação em nenhuma sociedade. Ter apenas um funcionário, e um faturamento anual máximo de R $81.000,00 ou R $251.600,00 reais, no caso da atividade de caminhoneiro.
Além disso, o imposto do MEI é uma guia única, enviada todo dia 20 de cada mês, e nomeada por DAS-MEI. Com o pagamento desta guia, ocorre a contribuição para o INSS, e assim caso o empreendedor precise solicitar o auxílio doença em alguma ocasião, ele tem o direito, por causa dessa arrecadação.
Os impostos do MEI tem tabela fixa e variam entre R $60 e R $66 reais mensal.
Foto Destaque: Mulher empreendedora (Reprodução/ Pinterest)