De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), muitos brasileiros com a abertura do próprio negócio e os números não param de crescer. As micro e pequenas empresas vem representando a maior parte dos empreendimentos no país e, em 2019, respondiam por 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos ativos. Responsáveis por 54% dos empregos no Brasil, elas geram 27% do Produto Interno Bruto da nação.
Micro e pequena empresa: o que diferencia uma da outra
Microempresa: nesta modalidade, o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 360 mil e o número de funcionários tem que ser de até 9 pessoas, para comércio e serviço e até 19 pessoas, no setor empresarial;
Pequena empresa: nesse modelo de negócio, o empresário pode faturar até R$ 4,8 milhões por ano e empregar de 10 a 99 pessoas, no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas, na indústria.
Procure saber se o seu serviço ou produto soluciona uma demanda e se é fácil de implementá-lo. Foto: Reprodução/Freepik
Independentemente do tipo de empresa escolhido para iniciar sua empresa, algumas etapas podem facilitar o processo de abertura do seu negócio. A SEBRAE te diz como:
Estudar o mercado: mesmo que sua ideia pareça promissora, analise o seu setor e suas deficiências. Procure saber se o seu serviço ou produto soluciona uma demanda e também se é fácil de implementá-lo.
Elaborar um plano de negócio: com a proposta definida é hora de planejar sua realização. Estabeleça, por escrito, os objetivos a serem alcançados pela sua empresa, identificando possíveis erros.
Criar um plano de ação: sistematize uma lista com um passo a passo a ser executado. O que, como, por que, em que prazo fazer, são alguns exemplos dessa etapa.
Planejar e realizar a gestão financeira do seu negócio: avaliar custos e controlar gastos são fundamentais para assegurar o desenvolvimento do empreendimento.
Foto de capa: As micro e pequenas empresas representam a maior parte dos empreendimentos no país. Reprodução/Freepik