Mulheres estão à frente de 40,5% das empresas no Brasil, diz Serasa Experian

3 min de leitura

Na última quarta-feira (23) foi divulgada uma nova pesquisa pela Serasa Experian, que aponta que dos 20,6 milhões de empresas que existem no país, 8,4 milhões possuem mulheres como donas ou sócias majoritárias, o que equivale a 40,5%.

A pesquisa foi divulgada no mês em que é comemorado o Dia do Empreendedorismo feminino (19/11). De acordo com a pesquisa, as mulheres tendem a empreender sozinhas, 84,4% das empresas dirigidas por mulheres possuem apenas uma sócia, enquanto 77,4% das empresas comandadas por homens possuem um único sócio.


Luíza Trajano dona do Magazine Luíza (Reprodução/Magazine Luíza/Divulgação)


“É imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”,afirma Cléber Genero, vice- presidente do setor de pequenas e médias empresas do Serasa Experian, em nota.

Outro aspecto que chama atenção, no perfil das empreendedoras levantado pelo Serasa Experian, é a inadimplência dos negócios comandados por mulheres. O score das empreendedoras tende a ser melhor quando se olha para seus dados como pessoa física do que como pessoa jurídica, aproximadamente 70% das empreendedoras possuem o score pessoal acima de 500, enquanto 79,7% tem menos de 400 pontos no score da empresa.

Segundo Cléber Genero, é comum que os empreendedores brasileiros confundam suas finanças pessoais com as do negócio, e não possuem o hábito de criar um “histórico de capacidade de pagamento de negócio”, e não monitoram o score do empreendimento, Genero aconselha que a preocupação com o socore PJ seja a mesma com o PF.

 A Serasa Experian também elaborou um ranking com os 10 principais setores em que as empresárias brasileiras atuam, sendo as áreas com maior destaque, comércios de confecções em geral, e os serviços de alimentação e beleza.

As regiões do Brasil com a maior presença de negócios comandados por mulheres são o sudeste com 51,1% dos empreendimentos, em seguida o nordeste com 17,9%, o sul com 17,4%, o centro-oeste com 9,1% e o norte com 4,4%. 

São Paulo é o estado que lidera em quantidade de empreendimentos femininos tendo 27,8%, dos negócios comandados por mulheres da região, em seguida o Rio de Janeiro com 10,6%, Minas Gerais com 10,3% e o Paraná com 6,6%.


Chieko Aoki fundadora da rede de hóteis Blue Tree Hotels (Reprodução/Getty Images)


Segundo o Serasa Experian a pesquisa foi realizada com base em dados internos da instituição, que conta com informações de mais de 20 milhões de empresas ativas no país. Sendo que os indicadores analisados por eles foram gênero,idade, CPF, CNPJ,porcentagem de participação,porte, faturamento e tempo de abertura dos empreendimentos.

 

 

Foto destaque: Empresária (Reprodução/Andrea Piacquadio/Pexels)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile