NRF 2023 apresenta as tendências para o futuro do varejo

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

A NRF, sigla em inglês para National Retail Federation, reuniu representantes do setor de varejo do mundo todo na NRF 2023 – Retail’s Big Show, o principal evento mundial sobre este segmento. Durante os paineis e palestras, que aconteceram entre os dias 15 e 17 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, executivos, especialistas e empresas renomadas se reuniram para debater sobre o futuro do varejo por meio de temas como comportamento do consumidor, ESG, nova dinâmica na publicidade, mídias sociais e tendências.

Dentre elas, foi destacado o conceito de resale, que está em ascensão e já entrou no radar de grandes conglomerados, inclusive aqui no Brasil, como o caso da Arezzo & Co, que comprou parte do capital acionário da Troc.com.br, um brechó on-line que vende artigos de luxo. O conceito em inglês se destina ao comércio de produtos de segunda mão, que se mostram uma alternativa positiva quanto à redução dos impactos ambientais das cadeias de produção. E além desse benefício coletivo, os varejistas também poderão usufruir das vendas adicionais e da atração de novos clientes para a marca. 


Resale é tendência no varejo (Foto: Reprodução/Pexels)


O evento mostrou que o setor de varejo precisa olhar para iniciativas que se preocupem com o ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), pois o próprio consumidor está mais preocupado e consciente quanto às pegadas que deixa no planeta, e busca empresas que o ajude a ter um consumo mais responsável. Com isso, além do aumento da compra de peças de segunda mão, outro mercado que acompanha esse fenômeno é o de reparo de peças de roupa.

Outro novo conceito é o retailment, que une varejo e entretenimento, amplificando as relações entre consumidor e vendedor. Com o uso da tecnologia como uma ferramenta, a ideia é proporcionar experiências mais imersivas nas lojas físicas, além de fortalecer e estreitar o relacionamento, inserindo o cliente em todas as plataformas da marca. Ainda em relação ao cliente, a tecnologia deverá auxiliar a empresa na coleta e interpretação dos dados de consumo, para satisfazer as necessidades de um cliente que anseia por uma jornada de compra cada vez mais ágil.

Foto Destaque: Arara com roupas. Reprodução/Pexels

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