O que o Spotify pode te ensinar para alavancar o seu negócio

Ana Paula Ferreira Por Ana Paula Ferreira
4 min de leitura

Para quem deseja empreender ou já é dono do próprio negócio, precisa assistir a nova série da Netflix: The Playlist, que apresenta o olhar das pessoas que contribuíram para a criação de uma das maiores plataformas de streaming de música.

Vamos para as lições que o Spotify te ensina para o seu negócio?

  • Esteja pronto para fazer um pitch em qualquer lugar! 

No primeiro capítulo da série, o CEO Daniel Ek encontra-se com Pen Sundin e, antes dele entrar no carro, Daniel faz um pitch para o executivo da Sony.

  • Crie uma proposta de valor! 

Uma proposta de valor não serve apenas para conquistar os usuários da plataforma, as gravadoras e os artistas também precisam ser encantados! Normalmente, quando se cria uma proposta de valor, os idealizadores da marca pensam somente no cliente final. Por isso, o Spotify tem stakeholders importantes para o negócio funcionar. Além dos ouvintes, as gravadoras e os artistas fazem parte da proposta.


 

Foto: CEO do Spotify Daniel Ek (Foto: Reprodução/Instagram)


  • Tenha uma equipe multidisciplinar e é claro complementar! 

Nos capítulos quatro e cinco da série somos expostos para a importância de termos de uma equipe multidisciplinar, pois, pessoas diferentes apresentam pensamentos diversificados. Ter profissionais com skills diferentes também deu sucesso para a empresa. Martin Lorentzon fala sobre isso.

  • Ideias não surgem do nada. Perceba os insights e faça um mix de ideias 

Também no capítulo quatro, Andreas Ehn é CTO da plataforma e tinha um grande desafio à sua frente. Neste capítulo esquecemos a ideia de que tecnologia é feita de 0 e 1 pois quem desenvolve o projeto precisa ser muito criativo. Em uma conversa sobre células com a namorada que trabalha na área de saúde, Andreas teve diversos insights para resolver a questão.

  • A importância de escolher muito bem o seu sócio!

Sim, sociedade é igual a casamento. Escolher bem quem estará com você durante os desafios e os dias bons do seu negócio é uma das premissas mais importantes. No episódio número 5, Martin Lorentzon diz – “Confie quando estiver no poço. Confie quando estiver no fundo do poço.” 

  • Observe as tendências, observe o seu público e o seu comportamento!

Quando o Spotify foi construído, a pirataria era muito presente no mercado onde os usuários tinham acesso às músicas gratuitamente. E como não tem como uma empresa fugir das tendências, o Spotify entendeu essa questão e conseguiu contornar diferente da sua concorrente, a Apple Music. O seu negócio precisa conhecer muito bem o seu público e falar diretamente com eles, isso gera proximidade e empatia!

  • O mercado está em constante mudança, não congele!

Para que resultados ocorram, precisamos ter constância nas nossas atitudes. Novos modelos de negócios precisam ser criados. 

As outras lições são: tenha um modelo de negócio e um diferencial, e é claro, não desista.

Foto destaque: Divulgação da série “Som da Faixa” na Netflix Reprodução/oficinadanet.

 

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