Perito Grafotécnico: conheça a profissão que deve permanecer aquecida em 2023 e nos próximos anos

5 min de leitura

O Brasil é um dos países com mais casos de fraudes do mundo. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, ocorreram 1,9 milhões de ataques só entre janeiro e junho do ano passado, um crescimento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020. A medição feita anualmente desde 2011 atingiu o maior recorde da série histórica.


Foto Destaque.Reprodução


Para analisar boa parte desses casos de fraudes, a atuação do perito grafotécnico é essencial. 

É ele quem realiza a perícia grafotécnica, que consiste em determinar se uma assinatura ou rubrica em um documento é autêntica ou não. Não apenas o caráter estético da assinatura é avaliado durante a perícia, mas também muitas outras características genéticas deixadas no lançamento caligráfico entram no estudo. Após todos os itens serem analisados, o perito chega a sua conclusão final, colaborando assim com a identificação de fraudes e fraudadores.

 A área se encontra em alta e promete continuar com forte demanda em 2023 e nos próximos anos.

Evandro Correia Silva, sócio fundador da Nero Perícias, empresa especializada em Perícia Grafotécnica e Avaliação de Imóveis, lembra: “Para aqueles que buscam uma oportunidade com excelente remuneração, seguir carreira como perito grafotécnico é uma ótima opção. O mercado possui alta demanda e não há profissionais suficientes para supri-la neste momento“.

Para ingressar na profissão não é preciso ter faculdade e nem prestar concurso público, basta fazer um curso de perito grafotécnico e já é possível começar a atuar.

Silva ressalta: “Além da excelente remuneração, a profissão ainda conta com inúmeras outras vantagens, como, por exemplo, a possibilidade de trabalhar nas horas vagas e desempenhar esta atividade em paralelo com um emprego ou negócio atual“.

Um perito grafotécnico iniciante que faça análise de assinaturas mais simples para clientes particulares, pode ter um ganho inicial de R$ 2,5 mil por cada assinatura periciada. Se tratando de assinaturas mais complexas, este valor pode triplicar. No mês, os ganhos chegam a R$ 20 mil ou mais.

Outra vantagem da profissão é que o campo de atuação é bem amplo: há pelo menos 3 áreas de atuação distintas.

A primeira delas é a iniciativa privada, onde o perito atua na esfera extrajudicial fazendo perícias para bancos, corretoras de valores, cartórios, INSS (comprovar tempo de serviço para aposentadoria) e empresas de todos segmentos.

A segunda área de atuação é o Judiciário, como Perito Judicial, trabalhando para juízes em processos que demandem perícia grafotécnica.

E a terceira área de atuação é como Assistente Técnico, também no âmbito judicial, mas atuando como perito da parte envolvida em um processo.

Para quem se interessou e deseja saber mais a respeito da atividade de perito grafotécnico, Silva preparou o “Guia Completo de como se tornar um Perito Grafotécnico”, um e-book grátis que resume tudo que você precisa saber para se tornar um profissional de sucesso: o que é a perícia grafotécnica, para que serve a perícia grafotécnica, as 4 leis da grafoscopia, como é feita a perícia grafotécnica, quais são os exames grafotécnicos feitos na perícia, quem pode fazer a perícia grafotécnica, como é o mercado para o perito grafotécnico, quanto ganha um perito grafotécnico, quais as vantagens da profissão e como se tornar um perito grafotécnico de sucesso.

Para baixar este Guia, gratuitamente, basta acessar https://cursodeperitografotecnico.com.br/ebook.

Agora, para quem já domina todos estes temas abordados no Guia e está decido em se tornar um perito grafotécnico, a Nero Perícias oferece o curso completo na modalidade online, com apostila, modelo de laudo e petições, suporte com professor e muito mais. Mais detalhes do curso podem ser vistos em https://cursodeperitografotecnico.com.br/

Foto Destaque.Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile