Pitch: o ‘se vira nos 30’ do mundo dos negócios

Maria Antonia Soares Por Maria Antonia Soares
3 min de leitura

“Pitch” é um termo muito conhecido no contexto empresarial. Ele consiste em uma apresentação rápida em que se tenta angariar investidores, fazer uma venda ou conseguir qualquer tipo de apoio para si ou para sua empresa. Por isso, é uma técnica importante que pode definir o crescimento de um negócio. Uber e AirBnb foram alguns dos hoje gigantes que foram impulsionados a partir de um pitch bem sucedido.

A ideia de pitch leva em consideração que o tempo do seu interlocutor é curto, e que você deve, então, falar de forma convincente e o mais rápido possível. O pitch deve ser informativo, e explicar quem você é, qual tipo de ajuda procura, quais metas e objetivos tem e quais problemas você tem capacidade de resolver caso consiga o que busca. Essa apresentação será estruturada de forma diferente conforme o objetivo do negócio.

O pitch para investidores é detalhado, com explicações sobre o mercado, a atuação da empresa, seu diferencial, seus desafios e suas perspectivas de crescimento. O pitch de vendas traz detalhes sobre o produto e o serviço e se adiantar a possíveis receios do cliente em relação à compra. “Pitch de elevador” é o termo usado para uma apresentação bem rápida. É como se você encontrasse o investidor de forma casual, em um evento ou, como o nome insinua, no elevador, e tivesse apenas o tempo de subida ou descida de andares para expor sua ideia e chamar atenção para ela. Mais sucinto ainda é o “Tweet Pitch”. Referente aos 280 caracteres do Twitter, é a explicação da ideia da forma mais objetiva possível.

Seja qual for a intenção, há técnicas narrativas eficientes para chamar a atenção do interlocutor. Uma delas é o storytelling: o uso de uma narrativa para demonstrar como a empresa surgiu ou como o produto pode solucionar um problema do dia-a-dia. É válido pensar na linguagem corporal, na velocidade e entonação da fala, bem como tentar despertar a curiosidade do interlocutor para captar sua atenção.

Quer se aprofundar nisso? O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem um vídeo com mais detalhes sobre o pitch:

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A clareza e a objetividade são essenciais para o sucesso do pitch. Por isso, independentemente do ramo da empresa e do benefício pretendido, é importante ter claros os pontos que se deseja levantar durante a apresentação, bem como planejá-la e estudá-la de antemão.

Foto Destaque: Apresentação empresarial. Reprodução: Imagem de DCStudio no Freepik

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