Preço de venda: veja quais elementos considerar antes de defini-lo

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

Um dos desafios que empreendedores precisam superar nos negócios é definir o preço de venda do produto ou serviço que oferecem. Em muitos casos, para sobreviveram à concorrência, é comum adotarem a estratégia de baixar o preço sem um prévio planejamento ou análise das consequências. E essa ação pode comprometer o sucesso da empresa e levá-la ao prejuízo.

Segundo o Sebrae, a formulação de preços deve considerar algumas variáveis como a compatibilidade com as exigências do  mercado, a meta de lucro definida e a garantia da sobrevivência da empresa. Conforme o serviço de consultoria para micro e pequenas empresas explica, a definição do valor depende também do equilíbrio entre o preço de mercado e o cálculo dos custos e despesas da empresa e é uma etapa tão importante quanto a definição de estratégias de divulgação e comercialização. 


Ao formular preços, é preciso considerar alguns elementos (Foto: Reprodução/Pexels)


Para ajudar a sanar uma das principais dúvidas dos empreendedores nesse momento, que é saber se o valor que definiram para seu produto ou serviço é justo e competitivo, o Sebrae apresenta alguns elementos que devem ser considerados para garantir o estabelecimento de valores que cubram todos os custos para a produção ou prestação do serviço, rendam boas margens de lucro e que sejam acessíveis ao público-alvo da empresa.

É importante estar sempre atento aos fatores externos que poderão influenciar nos preços, como o comportamento do mercado e as tendências do segmento em que o negócio atua. Assim como é preciso observar os fatores internos e acompanhar detalhadamente os custos que permeiam toda a empresa por meio de uma gestão de fluxos de caixa eficiente. 

Outro aspecto externo de extrema importância e que deve estar sempre no centro da precificação é o comportamento do consumidor. O empreendedor deve sempre buscar entender as necessidades de seu público-alvo e pensar em como seu produto ou serviço poderá ajudá-los e quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo benefício de terem suas necessidades atendidas. 

Foto Destaque: Calculadora. Reprodução/Pexels

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