O site é uma carta na manga de quem pensa em alavancar os resultados do seu negócio. Principalmente no período de pandemia e, agora, após, os consumidores passaram a utilizar muito mais do que antes os meios digitais para fazer compras, e a tendência é esse movimento continuar.
Manter um website em funcionamento pode ajudar no fortalecimento de identidade da marca, fidelização dos clientes e até trazer novos contratos.
O Serasa Sebrae ensina como fazer o passo a passo para desenvolver o site da sua empresa.
Primeiro é importante saber que você pode ou não ter a ajuda de um profissional. Também é possível fazê-lo sozinho.
O primeiro passo é registrar o domínio. É o nome/endereço do site, e é preciso checar se ele está disponível para ser registrado. O registo é feito através do site www.registros.br.
É importante deixar os ite com a cara da sua empresa, para transmitir a intenção do seu negócio. Foto:Reprodução/Freepik
Com o nome estando disponível, o próximo passo é dado já no próprio site de registro.
Lembrando que existe um custo e um prazo para a utilização do domínio e, ao final do período é necessário realizar a renovação para não perder o direito ao uso.
Após isso, vem a parte do serviço de hospedagem, que funciona da seguinte maneira: é um aluguel no espaço digital onde você armazenará seus arquivos. Assim sendo, para que seu conteúdo seja disponibilizado e armazenado, é necessário a contratação do serviço de hospedagem.
O próximo passo é escolher o Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS). A importância disso é fazer o gerenciamento de conteúdo de forma ágil.
A última coisa a fazer é escolher um template. É o layout do seu site, como ele se apresentará, e isso poderá ser adquirido de forma gratuita, em sites que oferecem templates gratuitos, pode criar e formatar um sozinho ou contratar um web designer para desenvolver um template exclusivo.
Antes de pôr um site para funcionar existe uma série de cuidados que devem ser tomados que não devem ser ignorados. Seguindo tudo à risca, a empresa terá um melhor posicionamento no mundo digital, alcançando mais pessoas do que uma empresa que se limita ao físico.
Foto de capa: A criação do site pode ser feita por um profissional da área de web design. Reprodução/Freepik