INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Empreender na Prática

Siga 5 passos e conquiste a segurança financeira em 2023

O ano de 2022 já está se despedindo, e, para muitos, pode ser que este não tenha sido uma temporada tão proveitosa para alcançar metas, investir em melhorias da vida financeira ou simplesmente aproveitar a vida do modo como gostaria. Portanto, a fim de que 2023 seja o seu ano, nós separamos algumas dicas valiosas que serão o estopim para sua vida alavancar em qualquer âmbito que seja.

Abaixo, veja cinco recomendações que te ajudarão a conquistar estabilidade e segurança financeira no próximo ano:

1. Planeje o orçamento

Planejar o orçamento para o próximo ano é um passo fundamental para obter estabilidade financeira. Pois é através dele que você consegue ter uma visão mais ampla sobre o que é prioridade, quais são os seus limites e quais serão as metas que realmente poderão ser cumpridas.  

Para isso, é claro, você precisa ter em mente que nem todas as despesas são fixas, e que os valores das contas sofrem alterações e acréscimos a cada ano que passa. Os valores destinados a cada mês serão estipulados sempre a base de quantias arredondadas (para mais).

2. Tenha uma reserva de emergência

Junto ao orçamento planejado para o próximo ano, não se pode deixar de reservar algumas quantias destinadas à emergência. Situações adversas acontecem e, infelizmente, não podemos prever o momento exato em que baterão na porta. Questões relacionadas à saúde são sempre aquelas que mais assolam a vida das pessoas ao longo do ano, e por serem situações de extrema relevância não podem ser deixadas para trás. Sendo assim, se você ainda não tem uma reserva de emergência, é muito importante que a inicie hoje mesmo, independentemente do valor de entrada. 

3. Enfrente as dívidas

Uma situação de difícil escapatória, mas, que acabam perseguindo quase todas as pessoas em algum momento da vida é o acúmulo de dívidas. A junção de pequenas contas podem virar uma “bola de neve” ao passar dos meses e anos. Por isso, estabeleça para 2023 a meta de sanar ou, se possível, quitar todas as suas dívidas. Pense que os valores utilizados sobre essas pendências poderão ser a virada de chave na vida de alguém que deseja investir ou não passar por sufocos novamente. 


Comece uma reserva com o que você tem, independentemente da quantia. (Foto: Reprodução/Pexels)


4. Economize

Esse ponto pode parecer genérico, mas para quem deseja atingir metas como: viajar para um lugar diferente; tirar carteira de habilitação; entrar em um curso de idiomas; ou simplesmente reformar a casa, faz toda a diferença. Para isso, às vezes será preciso adiar ou deixar alguns prazeres momentâneos e desejos (por vezes fúteis) de lado. Algumas pessoas tendem a confundir gastos desnecessários com recompensas (aquelas que geralmente vêm após um dia cansativo de trabalho), então vale se questionar se tal coisa é realmente necessária ou se vale a pena. 

5. Priorize sua saúde

Saúde mental e questão financeira podem soar distantes, mas o que as pessoas pouco percebem é que um assunto pode ter influência direta sobre o outro, como exemplo:

a) Você pode estar com o emocional abalado e buscar sanar essa situação através de gastos exagerados, os quais farão com que o seu orçamento fuja do controle; ou

b) A falta de dinheiro e complicações na vida financeira podem, muitas vezes, parecer sem solução, e a longo prazo isso tem grandes chances de afetar o psicológico da pessoa que está passando por esse momento difícil.

Sendo assim, inclua no planejamento financeiro cuidados que terão influência direta sobre sua saúde mental, como sessões de terapia. Por mais que todos os passos anteriores sejam fundamentais para ter segurança econômica, é mais do que necessário estar em harmonia e equilíbrio com a saúde mental.

 

Foto Destaque: Conquiste a segurança financeira em 2023. Reprodução/Pexels.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...