Atualmente um mercado empreendedor que tem crescido de forma considerável são as startups, que nada mais são que uma ideia de negócio facilmente escalável e que visam solucionar uma problemática social. Mas que tenha sucesso é necessário que o empreendedor tenha atenção a alguns pontos importantes:
Reunião com grupo de pessoas (Foto: Reprodução/Freepik)
1- Dê o primeiro passo!
Essa dica parece óbvia, porém é necessária. Só ficar na fase do pensar sem pôr em prática não trará nenhum efeito. Nessa primeira fase, é muito importante sim organizar as ideias, pesquisar mercado e estratégias, porém deve ser feito um planejamento de quando tirar definitivamente do papel o que a princípio é somente ideias.
2 – Observe a lucratividade da sua empresa
É de extrema importância logo no inicio avaliar os custos para que possa fazer esse modelo de negócio funcionar, pensando em uma estratégia que possa desenvolver com exito a ideia e com um baixo custo, o empreendedor tem maior chance de obter parceiros que confiem no modelo de negocio idealizado.
3- Mantenha os pés no chão
Ter a clareza dos problemas que podem ser solucionados com o modelo de negócio é um ponto de grande relevância, visto que com isso o empreendedor será capaz de traçar diferenciais que outras empresas do mesmo ramo talvez não tenha condições de investir.
4- Tenha parceiros e não concorrentes!
Conhecer o mercado e compreender quem são as empresas que já estão no ramo é de grande importância, não só para tentar buscar diferenciais que ela ainda não oferece, mas também para pensar em possibilidades de oferecer aquele produto para que possa solucionar problemáticas que os clientes dela encontram.
5- Analise os investimentos de captação de clientes
Investir para que alcance o cliente e possa apresentar a ele as vantagens do seu negócio é um ponto que merece atenção, porém, é necessário avaliar o quanto esse cliente irá investir para usufruir das soluções que a empresa oferece, para que assim possa saber se o investimento feito para captação está gerando lucros.
6- Busque quem possa lhe auxiliar
Quando já se está aplicando a ideia, é normal que surjam algumas problemáticas. Afinal, o mundo dos negócios não segue um padrão de regras, mas o mercado, a sociedade e varios outros fatores externos podem influenciar no seu funcionamento. É nesse momento que é importante o empreendedor buscar ajuda de quem possa lhe auxiliar a solucionar aquele problema.
7- Procure sempre capacitações
O mercado está em constante transições, e por isso é muito importante que o empreendedor esteja em busca sempre de novos conhecimentos, para que assim esteja capacitado para se encaixar nos padrões que estão em alta no mercado.