Renovar ou não renovar? Com a chegada da metade da temporada, muitos craques do futebol brasileiro ficam com essa dúvida. Isso porque aos contratos finalizados até dezembro de 2024 estão permitidos pela CBF que atletas assinem um pré-contrato com outros clubes.
Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, está entre esses jogadores. O Clube de Regatas do Flamengo propôs uma extensão de contrato de apenas um ano, acompanhada de um aumento salarial de quase 50%. Contudo, o atacante de 27 anos recusou a proposta e desde segunda-feira (01) está livre para assinar pré-contrato com qualquer outra equipe e se transferir sem custo até dezembro.
Assim como o camisa 99, o zagueiro David Luiz, de 37 anos, vem de início de temporada cheio de altos e baixos. Foi alvo de críticas durante a temporada, mas voltou a ser titular e fez grandes atuações com a camisa do Flamengo. Seu vínculo com o Rubro-Negro acaba em 31 de dezembro de 2024.
Recentemente, Marcos Braz explicou a situação contratual de David Luiz. O vice-presidente de futebol afirmou que a situação do experiente zagueiro será tratada no “momento certo”.
“Os jogadores que têm uma certa idade, uma idade em que um contrato que o Flamengo não precisa fazer uma extensão muito grande, a gente vem ano a ano renovando. Isso aconteceu com o Filipe Luís, isso aconteceu com o Diego goleiro, isso aconteceu com o Diego Ribas, um ícone aqui dentro do clube, então isso aqui de forma natural e na hora que interessar o Flamengo, o Flamengo vai procurar e vai ver o que ele vai fazer. Não é o momento”, afirmou Marcos Braz em Coletiva de Imprensa em junho.
David Luiz comemora o gol da vitória do Flamengo sobre o Bahia. (Foto: Mauro Pimentel)
Além dos dois craques do profissional, jogadores do sub-20 que já receberam oportunidades no time principal também estão nesta situação: o goleiro Dyogo Alves e o zagueiro Diegão.
Os dois Garotos do Ninho já estouraram a idade das divisões de base. Dyogo Alves atualmente é a terceira opção entre os goleiros e normalmente é relacionado.
Já Diegão treina com o grupo principal, mas não tem espaço no setor que conta com jogadores como Fabrício Bruno, Léo Pereira, Léo Ortiz, Cleiton e o próprio David Luiz.
Com a situação contratual de vários jogadores pendentes, o Flamengo enfrenta um período de incerteza que pode afetar sua estrutura e desempenho futuros. A direção do clube precisará tomar decisões estratégicas importantes nos próximos meses para garantir a estabilidade e competitividade da equipe.