Neste sábado (30), Atlético-MG e Botafogo decidem o título da Libertadores, às 17h (de Brasília), em Buenos Aires, no Estádio Monumental de Núñez. Esta é a primeira vez que times se encaram na competição, porém, o duelo tem muita história e grandes feitos dos dois lados, apesar do retrospecto ser amplamente favorável ao time carioca.
Retrospecto dos times
Em mais de 100 anos de confronto, Atlético e Botafogo já se enfrentaram um total de 115 vezes, com o primeiro vencendo 36, e o time carioca vencendo 52, além de 27 empates. O Fogão já balançou as redes um total de 207 vezes, enquanto o Galo marcou 170 vezes. O primeiro duelo dos times, aconteceu no dia 21 de outubro de 1923, em Belo Horizonte, onde o Botafogo venceu por 4 a 2.
A primeira vitória do Atlético-MG aconteceu dia 20 de julho de 1947, no Rio de Janeiro, onde ganhou de 2 a 1. Esta foi a única vez que o time mineiro ganhou nos três jogos que disputou contra o Glorioso nesse campo.
Outro duelo marcante na história dos times, aconteceu em 1958. O jogo era um amistoso para a comemoração de 50 anos do Atlético, que chegou a marcar quatro gols no primeiro tempo, porém, no segundo tempo, o Botafogo virou o placar e o jogo terminou 5 a 4.
Os times ainda já disputaram vaga para as quartas de final da Taça Brasil de 1967, e teve um desfecho surpreendente. Foram jogos de muita tensão e provocação de todos os lados. No primeiro confronto, o Botafogo ganhou por 3 a 2. E no segundo jogo, o Atlético venceu por 1 a 0 no Mineirão.
O jogo de desempate aconteceu no Mineirão, 15 dias depois, onde teve um empate sem gol no tempo normal, e por 1 a 1 na prorrogação. Aí a vaga foi decidida na “moedinha”, onde o time mineiro levou a melhor.
Atlético já comemorou título em cima do Botafogo
No dia 19 de dezembro de 1971, um jogo inesquecível para a torcida atleticana aconteceu, no Maracanã. Foi um confronto pelo triangular decisivo do Campeonato Brasileiro naquele ano. O Botafogo não tinha chances de ser campeão, e o Atlético com a vitória por 1 a 0, gol de Dario, ficou com o título, uma vez que não poderia ser mais alcançado pelo São Paulo.