Augusto Akio conquista bronze olímpico no skate após superar grave lesão

Yuri Messias Por Yuri Messias
3 min de leitura
Foto destaque: Augusto Akio (Reprodução/RvS.Media/Monika Majer/Getty Images Embed)

Nesta quarta-feira (7), Augusto Akio, conhecido como Japinha, subiu ao pódio olímpico no skate park masculino, garantindo a medalha de bronze com a terceira melhor nota na final.

Japinha, que competiu na final ao lado dos também brasileiros Luigi Cini e Pedro Barros, celebrou emocionado ao relembrar sua difícil jornada de recuperação após sofrer uma séria lesão em 2020. O skatista curitibano de 23 anos, que começou a andar de skate após ganhar um skate do “Homem-Aranha” de sua mãe, já havia conquistado o bronze no Mundial de Skate Vert em 2019, em Barcelona. Durante uma temporada na Califórnia, ele sofreu uma lesão que comprometeu a estabilidade dos adutores da coxa, deixando-o incapacitado de praticar o esporte.


Augusto Akio na final do skate park (Foto: reprodução/Tom Weller/VOIGT/Getty Images Embed)


Na época, o jovem atleta teve de trancar o curso de educação física em razão da COVID-19 e, em passos lentos, caminhar para sua recuperação. Em dúvida sobre seu retorno ao skate em alto rendimento, Akio, inspirado por artistas de rua, encontrou uma nova paixão no malabarismo.

Ele aproveitava praças tranquilas para praticar e aprimorar suas habilidades, encontrando uma forma de se manter ativo durante sua recuperação. A prática se tornou tão importante para ele que, segundo o próprio Akio, sair de casa sem seus malabares dá a mesma sensação de quando ele sai sem seu skate.

A Final

Após se classificar com 88.98 pontos na sua bateria, Akio chegou à final com os compatriotas Luigi Cini e Pedro Barros. Após uma primeira série marcada por quedas dos três brasileiros, Akio fez uma apresentação espetacular na segunda série, mas caiu nos últimos 5 segundos ao tentar aterrissar a última manobra.

Com 81.34 pontos como sua melhor nota até então, ele veio para a terceira série com tudo. Seu desempenho impecável o levou à terceira posição, com uma nota final de 91.85. Confira o ranking final do skate park masculino nas Olimpíadas de Paris:

  • 1º Keegan Palmer da Austrália com 93.11
  • 2º Tom Schaar da Estados Unidos com 92.23
  • 3º Augusto Akio do Brasil com 91.85
  • 4º Pedro Barros do Brasil com 91.65
  • 5º Tate Carew do Estados Unidos com 91.17
  • 6º Alex Sorgente da Itália com 84.26
  • 7º Luigi Cini do Brasil com 76.89
  • 8º Keefer Wilson da Austrália com 58.36
Seguir
Estudante de jornalismo de 25 anos e natural de São Gonçalo/RJ. Apaixonado por histórias e pelo poder que elas têm de refletir o presente.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile