Quando Bahia e Bragantino se encontrarem amanhã (12) pelo Campeonato Brasileiro, um dado histórico pode ser objeto de um desafio. O time do interior de São Paulo jamais perdeu para o tricolor jogando em seus domínios. O jogo, que acontecerá às 19h, será uma batalha de “seis pontos”, vez que quem vencer se consolida próximo do G6 da competição. Assim, o vencedor do duelo impede que rival direto na tabela pontue.
Invencibilidade em casa: 35 anos de domínio do Bragantino
Ao todo, foram 17 partidas com mando do Bragantino pelas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O retrospecto é amplamente favorável ao Massa Bruta, com dez vitórias e sete empates, o que representa um aproveitamento de 72,5%. Nesse período, o time paulista marcou 35 gols, com média de 2,1 por jogo, e sofreu apenas 12, ou 0,7 por partida.
O primeiro capítulo desse histórico foi um dos mais relevantes. Em 1990, pelas quartas de final do Brasileirão, as equipes empataram por 1 a 1 em São Paulo. No entanto, na volta, o Bahia venceu por 3 a 2 em Salvador e avançou à semifinal. Já em 2007, em cenário completamente diferente, os clubes se encontraram na fase final da Série C. O empate por 1 a 1 novamente se repetiu no jogo disputado em território paulista. O Bragantino terminou como campeão e o Bahia ficou com o segundo lugar.
Do mesmo modo, no encontro mais recente, válido pelo returno do Brasileirão de 2024, o Bahia chegou embalado por dois triunfos e um empate, sem sofrer gols. O Bragantino, por outro lado, vinha de apenas uma vitória em dez jogos. Ainda assim, a força do tabu falou mais alto, e o time paulista venceu por 2 a 1, com gols de Douglas Mendes e Gustavo Neves. Luciano Juba marcou para o Tricolor.
Situação atual na tabela
Com 23 pontos, o Bragantino é o terceiro colocado na tabela. O Bahia aparece em sétimo, com 18. Se vencer, o Tricolor encosta no grupo da Libertadores. Partida de amanhã é a última chance de pontuar antes da parada de um mês por conta da Copa do Mundo de Clubes que começa no próximo sábado (14).
O curioso é que o domínio muda de lado no segundo turno. Em Salvador, o Bahia nunca perdeu para o Bragantino. São oito vitórias e seis empates em 14 jogos como mandante. Por ora, no entanto, o desafio está em Bragança Paulista. E, pelo menos até aqui, o Bahia nunca conseguiu sair de lá com os três pontos.