Neste sábado (10), o poderoso Bayern de Munique venceu mais uma pela penúltima rodada do Campeonato Alemão e pode enfim comemorar o título da Bundesliga que havia confirmado no último domingo (04).
A conquista do clube tradicional na Alemanha e Europa foi marcada principalmente pelo fim de um jejum de um craque da modalidade: Harry Kane, o atacante inglês de 31 anos que finalmente conquistou seu primeiro troféu em toda carreira, acabando de vez com a famosa piada do “Espanta Títulos”, em referência ao filme “O Espanta Tubarões”.
O fim de uma era tenebrosa
Depois de 14 anos jogando pelo Tottenham, com algumas pequenas passagens em clubes menores na Inglaterra por empréstimo dos Spurs, o “Hurricane” foi contratado em meados de 2023 pelos bávaros, buscando novas oportunidades a fim de encerrar seu jejum.
Harry Kane levantando a taça da Bundesliga (Vídeo: Reprodução/Instagram/@bundesliga)
Após levantar o troféu ao fim da vitória de 2×0 contra o Borussia Mönchengladbach, Kane ainda desabafou sobre o tabu que quebrara após passar praticamente metade do tempo médio da carreira de um jogador de futebol nos dias de hoje para enfim colocar uma taça no currículo.
Tiveram muitas pessoas que, ao longo da minha carreira, só falavam do fato de eu não ter conquistado um título ainda. Seria legal calar alguns deles. É meio que a minha história eu ficar de fora do jogo contra o Leipzig. Mas sem problemas, vou comemorar mais do que qualquer um” – Harry Kane.
O jogador ainda terminou a comemoração com seus companheiros o encharcando de cerveja, como parte das tradições em festas do título nos esportes em geral.
Mais uma conquista e despedida de um ídolo
E mais uma vez o Bayern manteve sua hegemonia na Alemanha. Após ter encerrado sua sequência de 11 títulos seguidos com a conquista do Leverkusen em 2023-24, o Gigante da Baviera volta a estar no topo do seu país.
Campeão com duas rodadas de antecedência, o clube mantém a sua hegemonia incontestável no “alemãozão”, com incríveis 34 títulos conquistados em toda história do campeonato. Seu rival, o Borussia Dortmund, detém de apenas 5 títulos, com o último sendo conquistado em 2011–12.
O jogo também foi marcado pela despedida de uma grande figura na história dos bávaros: O craque alemão Thomas Müller, defendendo a camisa do clube por 25 anos (com 8 anos jogando na base). Com 13 Bundesligas, 6 Copas da Alemanha, 8 Supercopas da Alemanha, 2 Champions League, 2 Supercopas da Uefa e 2 Mundiais de Clubes, o craque é considerado um dos maiores ídolos do clube, junto com Franz Beckenbauer.
Dentre as celebrações, tivemos grandes gestos da torcida homenageando o jogador, além de um discurso emocionado do mesmo declarando seu amor e gratidão a todos os envolvidos em sua grandiosa passagem pelo clube.
Alguns companheiros também se pronunciaram, com destaque para a fala do goleiro Manuel Neuer, que afirmou que o jogador fará “uma falta brutal” como”companheiro de equipe e dentro de campo”. Ainda não se sabe qual o futuro de Müller no futebol.