Botafogo divulga comunicado após episódio violento entre policiais e torcedores do Peñarol 

Conflito que ocorreu nesta tarde de quarta-feira teve um ônibus queimado e um torcedor detido por furto

4 min de leitura
Foto de destaque: Torcedores do Peñarol durante partida contra o Atlético-MG na Libertadores 2024 (Reprodução/Daniel Ramalho/AFP/Getty Images Embed)

Prestes a enfrentar o Peñarol no estádio Milton Santos pela Libertadores, o Botafogo fez um apelo em nota para tentar conter os danos após conflito de torcedores do Peñarol deixando claro que racismo e discriminação de qualquer forma é intolerável. O conflito ocorreu na zona norte do Rio, entre torcedores e policiais, deixando um verdadeiro cenário de guerra para quem passava pela praia do Recreio na tarde desta quarta-feira. 

Cenário de guerra e nota do Botafogo

Os torcedores do Peñarol já tem um histórico de confronto e violência toda vez que pisam em solo carioca para acompanhar o time: em setembro, aconteceu uma briga, já a alguns anos atrás, um torcedor do Flamengo morreu devido ao intenso confronto, com 100 torcedores uruguaios sendo detidos após confusão na orla do Leme. 

O futebol exige um ambiente de cooperação, coletividade, mas a rivalidade entre torcidas são levadas a outro patamar, como aconteceu nos episódios descritos e em outra ocorrência nesta tarde de quarta-feira na Praia do Recreio. E, não é novidade, que o racismo e discriminações dentro dos estádios são uma constante, só recentemente que os clubes estão se posicionando de forma mais assertiva, com expulsão de torcedores, entre outras medidas cabíveis. 



Desta vez, o estopim do confronto foi um ônibus queimado pelos torcedores do Peñarol  que já estavam envolvidos em brigas desde o começo da tarde. Os policiais chegaram no local, encontrando um ônibus queimado e foram recebidos com paus, pedras e garrafas. Tudo que era encontrado pelo caminho da orla da praia virou arma de ataque. Nem as bombas de efeito moral conseguiram conter a onda violenta, e a situação conflituosa continuou por mais 45 minutos. 


Nota oficial do Botafogo (Foto: reprodução/Instagram/@botafogo)


Temendo mais uma onda de violência, o Botafogo divulgou um comunicado expondo sua visão sobre os acontecimentos e fazendo um apelo, inclusive, aos seus torcedores alvinegros para que não haja mais um conflito, apagando a emoção do momento decisivo entre os times na semifinal da Libertadores. O clube carioca também fez questão de expor sua opinião contrária a ataques de cunho racista e discriminatórios dentro dos estádios. 

Mudança de horário

Faz um bom tempo que os torcedores do time uruguaio não comemoram a conquista de uma taça da Copa em nome do país, mas o Peñarol é pentacampeão no quesito torneio continental. O time vem tendo uma melhora durante as três últimas partidas desta temporada, passando para a semifinal da Libertadores.


Jogadores do Peñarol na semifinal da Libertadores 2024 (Foto: reprodução/Daniel Ramalho/AFP/Getty Images Embed)


Já o Botafogo tem apenas um objetivo em mente: superar os recordes de outras edições do torneio. Desde os anos 70 que o clube não passava para as semifinais, mas agora, se prepara para enfrentar o Penarol no estádio Milton Santos. 

Pouco tempo antes da partida começar, foi divulgado que o horário tinha mudado. Agora, o confronto decisivo entre os clubes acontece às 21h45, com transmissão em TV aberta pela Rede Globo, e em serviços pagos como a ESPN e o streaming Disney+.

Sair da versão mobile