Na última quinta-feira (10), Igor Jesus e Luiz Henrique, jogadores do Botafogo, marcaram os gols da vitória do Brasil sobre o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O gol marcado pelo primeiro, representou uma marca para o time carioca, esta é a primeira vez desde 1998 que um jogador do time marca pela seleção brasileira.
Fala de Luiz Henrique depois do jogo
Depois do jogo, Luiz Henrique falou: “dois gols de dois jogadores do Botafogo, a gente está muito feliz, e eu creio que a torcida do Botafogo também está muto feliz”.
O jogador do Botafogo ainda completou: “a gente sabe o que estamos passando, mas a torcida brasileira pode esperar muito empenho e muito amor por essa camisa. Estou contente demais, de estar defendendo essa camisa pesada. Na hora que eu driblei, vi que tinha dois jogadores deles na minha frente, fingi que ia chutar, dei um passinho e abriu para eu dar a chapada”.
Luiz Henrique e Igor Jesus marcaram no jogo entre Chile e Brasil (Foto: Reprodução/Instagram/@botafogo)
Última vez que dois jogadores do Botafogo marcaram em um jogo
Segundo o ge, a Seleção Brasileira não tinha dois atletas do Botafogo marcando no mesmo jogo desde março de 1977. Na época, Paulo César Caju e Nilson Dias, jogando pelo Brasil, contribuíram para a goleada de 6 a 1 sobre um combinado Botafogo-Vasco.
Existe outra grande coincidência em outro jogo com vários jogadores do Botafogo marcando pelo Brasil. No dia 4 de outubro de 1970, em um jogo contra o Chile, no Estádio Nacional de Santiago, a Seleção Brasileira contou com gols de três botafoguenses na goleada de 5 a 1, os gols foram marcados por Jairzinho (que marcou dois), Roberto Miranda e Paulo César Caju. Pelé havia marcado o primeiro gol do Brasil naquela partida.
A última vez que um jogador do Botafogo tinha marcado com a camisa do Brasil foi no dia 3 de julho de 1998, com Bebeto marcando na vitória por 3 a 2 sobre a Dinamarca nas quartas de final daquela Copa do Mundo. Os outros gols do jogo foram marcados por Rivaldo (2), Jorgensen e Laudrup.
Jogadores do Botafogo convocados
O time carioca vivia um longo período sem ter centroavantes convocados para defender a seleção brasileira. O último tinha sido Túlio Maravilha, que foi titular em 1995.
O investimento da SAF fez o Botafogo viver o auge em termos de jogadores convocados na história recente. Somando todas as seleções e categorias, foram oito jogadores convocados: Alex Telles, que entrou no lugar de Arana que machucou e não pode jogar as eliminatórias; Igor Jesus e Luiz Henrique, estes três estão defendendo o Brasil; Yarle (seleção sub-20); Almada (Argentina); Gatito (Paraguai); Savarino (Venezuela); Bastos (Angola).
Com Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus sendo convocados para a Seleção Brasileira, o Botafogo superou o Real Madrid, e se torna o time com mais representantes na convocação da Seleção Brasileira.