Brasil e Equador se enfrentam nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Seleção Brasileira busca reabilitação no classificatório para a competição Mundial; Veja a provável escalação e onde assistir

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
4 min de leitura
Foto destaque: Brasil e Equador se enfrentam na 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 (reprodução/Divulgação/Brasil/Equador/FIFA/Montagem por Alanis Zamengo)

Nesta sexta-feira (06), a Seleção Brasileira retorna às Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, após um intervalo de dez meses. O Brasil enfrenta o Equador no estádio Couto Pereira, em Curitiba, às 22h (horário de Brasília), em partida válida pela 7ª rodada da competição. O confronto marca uma oportunidade de recuperação para a equipe brasileira.

Desempenho recente e estreia dos técnicos

O Brasil vive o desafio de encerrar sua pior sequência nas Eliminatórias, com quatro jogos sem vitória, sendo um empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Este será o primeiro jogo do técnico Dorival Júnior no comando da equipe nas Eliminatórias e também em solo brasileiro.

Por outro lado, o Equador também contará com a estreia do técnico argentino Sebastián Beccacece, que assumiu a seleção após a eliminação nas quartas de final da Copa América, que resultou na demissão do treinador anterior, Félix Sánchez.

A Seleção Brasileira ocupa a sexta colocação na tabela das Eliminatórias, com sete pontos, posição que ainda garante vaga direta para Copa do Mundo, sem necessidade de repescagem. Já o Equador está em quinto lugar, com um ponto a mais que o Brasil.

Historicamente, o Brasil tem ampla vantagem sobre o Equador, com 27 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas em 35 confrontos entre as seleções.

Possíveis escalações

Brasil – Técnico: Dorival Júnior

A Seleção Brasileira chega desfalcada, após sofrer quatro cortes por lesão. O técnico Dorival Júnior manterá a estrutura utilizada na Copa América, mas com algumas mudanças. Entre as alterações, Gabriel Magalhães deve ser escalado na zaga, André no meio-campo no lugar de João Gomes e Luiz Henrique estreando no ataque pela ponta direita.

Escalação provável: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Rodrygo e Vini Jr..

Fora do jogo: Yan Couto, Éder Militão, Pedro e Savinho estão lesionados. Gabriel Jesus, Joelinton e Raphinha estão suspensos.

Pendurados: Ederson, André, Bruno Guimarães e Rodrygo.


Jogadores do Brasil durante treino
Jogadores do Brasil durante treino (Foto: reprodução/Rafael Ribeiro/CBF)

Equador – Técnico: Sebastián Beccacece

O Equador, por sua vez, teve apenas uma derrota nas Eliminatórias até o momento, contra a Argentina. O técnico Beccacece também enfrenta desfalques importantes, como Ángelo Preciado que está suspenso e Alan Minda, lesionado.

Escalação provável: Galindez; Arreaga, Félix Torres, Pacho, Hincapié e Pervis Estupiñán; Alan Franco, Moisés Caicedo, Yeboah e Sarmiento; Enner Valencia (Kevin Rodriguez).

Fora do jogo: Cristian Ramírez, Alan Minda, José Hurtado estão lesionados. Ángelo Preciado está suspenso.

Pendurados: Alan Franco e Félix Torres.


Jogadores do Equador durante treino
Jogadores do Equador durante treino (Foto: reprodução/Instagram/@latriecu)

Arbitragem

O árbitro da partida será Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. O quarto árbitro será Pablo Echavarría, e o VAR ficará sob responsabilidade de Silvio Trucco, todos da Argentina. 

Transmissão

Os torcedores poderão acompanhar o jogo ao vivo por meio da TV Globo, com narração de Luis Roberto e comentários de Caio Ribeiro e Ana Thaís Matos. No Sportv, a narração será de Luiz Carlos Jr., acompanhado pelos comentários de Lédio Carmona e Paulo Nunes.

Sair da versão mobile