Brasil é o 5⁰ país com mais medalhas no judô na história dos jogos olímpicos

3 min de leitura
Foto destaque: Beatriz Souza ganha o ouro (Reprodução/Alexandre Loureiro/COB)

Nesta sexta-feira (02), Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Paris 2024. Esse feito coloca o país como o quinto maior vencedor na história do esporte, considerado uma potência da modalidade.

Atualmente o judô foi responsável por trazer 27 medalhas olímpicas para o Brasil, e é o esporte que mais vencedor do país, superando o vôlei, que somando as modalidades de quadra e praia, trouxeram 24 medalhas.


Beatriz Souza, campeã olímpica (Foto: Reprodução/Instagram/@beatrizsouzaar)

Ranking de medalhas do judô

Os quatro países que lideram a lista do ranking de medalhas no judô são: Japão, com 103 medalhas; França, com 67; Coreia do Sul, com 48; e Cuba, com 37. Logo após o Brasil, a Holanda soma 24 medalhas, posicionando-se em sexto lugar.


William Lima, Larissa Pimenta e Beatriz Souza, medalhistas olímpicos em Paris 2024 (Foto: Reprodução/Instagram/@Larissapimentajudo)

Desde 1984, o Brasil conquista pelo menos uma medalha no judô em cada edição dos Jogos Olímpicos. Em Paris, o país alcançou três medalhas: o bronze com Larissa Pimenta, a prata com William Lima e o ouro com Beatriz Souza.

Histórico de medalhas do Brasil

Desde a estreia no judô olímpico em Munique 1972, o Brasil tem uma rica trajetória de conquistas. Chiaki Ishii trouxe o primeiro bronze para o país. Em Los Angeles 1984, Douglas Vieira ganhou prata, enquanto Luís Onmura e Walter Carmona asseguraram bronzes. Aurélio Miguel conquistou o ouro em Seul 1988 e Rogério Sampaio repetiu a vitória em Barcelona 1992.

A partir de Atlanta 1996, com bronzes de Henrique Guimarães e Aurélio Miguel, o Brasil continuou sua trajetória de sucesso. Em Sydney 2000, Tiago Camilo e Carlos Honorato ganharam prata. Atenas 2004 viu Leandro Guilheiro e Flávio Canto ganharem bronzes. Pequim 2008 trouxe três bronzes para o país, com Leandro Guilheiro, Ketleyn Quadros e Tiago Camilo.

Londres 2012 foi marcado pela performance de Sarah Menezes conquistando o ouro e Felipe Kitadai o bronze, além de Mayra Aguiar e Rafael Silva com bronzes em Meio-Pesado e Pesado. No Rio 2016, Rafaela Silva ganhou ouro e Mayra Aguiar e Rafael Silva ficaram em terceiro lugar.

Em Tóquio 2020, Daniel Cargnin e Mayra Aguiar levaram medalhas de bronze. Em Paris 2024, o Brasil brilhou com Beatriz Souza, que conquistou o ouro na categoria Pesado; Willian Lima, com a prata em Meio-Leve e Larissa Pimenta, alcançando o bronze, reforçando a tradição do país no judô olímpico.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile