Brasil termina Mundial de Judô sem medalha pela primeira vez em 15 anos

Andrei Almeida Por Andrei Almeida
2 min de leitura
Foto destaque: Michel Augusto consegue vaga olímpica (Reprodução/Wander Roberto/COB)

No Mundial de Judô disputado em Abu Dhabi, o Brasil teve sua pior participação em quinze anos. O campeonato foi realizado a dois meses das Olimpíadas, ainda por conta da pandemia de COVID-19. O Brasil foi desfalcado e não contou com a participação de grandes nomes, como Rafaela Silva e Mayra Aguiar.

A competição foi positiva para Michel Augusto, o brasileiro ficou em nono lugar no campeonato, com 2 vitórias. Michel enfrentou nas oitavas de final o vice-campeão olímpico Yeldos Smetor e acabou sendo derrotado pelo cazaquistanês.

Desfalques no Mundial

A competição precisou ser adiada ainda pelas complicações da COVID-19 e a realização está sendo muito perto das Olimpíadas, com isso outros países como Japão e França também decidiram não levar seus principais judocas. Uta Abe, japonesa tetracampeã mundial e campeã olímpica, foi poupada na categoria até 52kg. Pela França, Teddy Riner, considerado o maior judoca da atualidade, também não esteve no campeonato.


Daniel Cagnin com bronze na Olimpíada 2020(Foto: reprodução/COB)

A importância do Mundial de Judô é para que os atletas que estavam buscando pontos de ranking para conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Paris, além da participação do Michel Augusto que conseguiu a vaga na categoria até 60kg, outro brasileiro que participou foi o medalhista olímpico Daniel Cargnin. Sua preparação foi em condições difíceis, por ser de Porto Alegre, o judoca estava trabalhando como voluntário nos abrigos da região. Ele perdeu a disputa pelo bronze nos -73kg para Ankhazaya Lavjargal, da Mongólia.

Brasileiros classificados para os jogos olímpicos

Os judocas brasileiros que se preparam para as Olimpíadas de Paris. A campeã olímpica na Rio 2016, Rafaela Silva, junto de outros 3 medalhistas olímpicos Mayra Aguiar, Daniel Cargnin e Rafael Silva. Junto desses, o Brasil conta com Willian Lima, Guilherme Schmidit, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Larissa Pimenta, Beatriz Souza e Michel Augusto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile