A Federação Internacional de Atletismo, escolheu a capital brasileira para receber o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes de 2026. O anúncio da vitória da capital federal foi feito pelo Sebastian Coe, presidente da federação, na manhã desta terça-feira (25), em uma entrevista de imprensa em Pequim, na China, após reunião do Conselho Mundial de Atletismo.
Outras cidades como Samborondón, no Equador, e Varsóvia, capital na Polônia, também eram pretendentes, mas foram derrotadas pela candidatura brasileira.

O Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes será realizado no mês de abril, com o dia 12 como data proposta, em percurso a ser montado na Esplanada dos Ministérios, um dos pontos turísticos da capital, no lugar onde estão também a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República e a Livraria Nacional.
Brasília, pronta para marchar com o mundo
A capital garantiu o marco de ser a primeira cidade do hemisfério sul a sediar o campeonato por equipes e utilizou como um dos argumentos a influência da cidade na formação de atletas dessa modalidade de atletismo.

Na proposta de sede, um vídeo apresentou Brasília como uma cidade única, com um plano urbano e arquitetônico modernos, integrada por largas avenidas, parques e espaços abertos, aeroporto internacional e com acesso fácil ao local de competição.
Medalhista em casa e últimas edições
Além disso, Brasília é a cidade natal do atleta e medalhista olímpico Caio Bonfim, o mesmo ainda treina e mora pela capital. Além dele, sua mãe e treinadora, Gianette Bonfim, se formou na cidade e formou outros atletas olímpicos como Max Batista e Gabriela Muniz.
A última edição da competição por equipes aconteceu em 2024, na cidade de Antália, Turquia, mas o Brasil já foi palco de outros campeonatos mundiais. Em 1998, Manaus recebeu o Campeonato Mundial de Revezamento de Rua e o Rio de Janeiro organizou o Mundial de Meia Maratona em 2008.