INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Casos de concussão poderão gerar substituição extra na Copa América

Nova atualização do regulamento da Conmebol prevê substituição extra, que será solicitada através de um cartão rosa, esse cartão deverá ser entregue à arbitragem pela comissão técnica, existem ainda possibilidades de mudanças adicionais.

Cartão rosa de substituição por concussão
Foto destaque: Cartão rosa de substituição por concussão (Reprodução/Instagram/@conmebol)

A Conmebol anunciou, nesta terça (21), que a Copa América 2024 teve uma atualização no seu regulamento, incluindo uma substituição extra nos casos de suspeita de concussão e de traumatismo cranioencefálico no jogador. A sinalização deverá ser feita através da comissão técnica para a arbitragem com um cartão cor de rosa.

O comunicado da Conmebol

Por meio da Direção de Competições e Operações da CONMEBOL foi anunciado que, além das cinco substituições, já existentes na partida, por equipe autorizadas pelo regulamento do torneio, será disponibilizada uma substituição extra visando o cuidado à saúde dos seus jogadores. Uma sexta substituição para o caso de suspeita de traumatismo cranioencefálico e concussão cerebral decorrentes de alguma batida mais forte na cabeça dos atletas. Para a troca ser realizada, deve-se informar ao árbitro principal ou ao quarto árbitro, essa substituição será sinalizada, mostrando um cartão rosa ao jogador.


Casos de concussão poderão gerar substituição extra na Copa América
Placa de substituição de jogadores (Foto: reprodução/Instagram/@fifa)

Artigo 96 – A nova regra

  1. Até 1 (uma) substituição por equipe por partida poderá ser feita em caso de suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral, independente das 5 (cinco) substituições mencionadas neste Regulamento no artigo anterior (no caso de prorrogação, seis substituições). A substituição devido à concussão cerebral pode ocorrer independentemente do número de substituições feitas até o momento em que ela ocorre.
  2. Se a equipe decidir realizar a substituição por concussão cerebral, deve informar ao árbitro principal ou ao quarto árbitro. Para essa substituição, será utilizada um cartão de cor rosa para sinalização, diferente dos outros cartões de substituição.
  3. Entretanto, se uma substituição normal for feita ao mesmo tempo que uma substituição por concussão cerebral, uma chance de substituição será descontada. Quando uma equipe tiver usado todas as chances regulares de substituição, ela não poderá usar uma substituição por concussão cerebral para fazer uma substituição regular.
  4. Quando se fizer uso de substituição por concussão cerebral, a equipe adversária terá automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional. O árbitro principal ou o quarto árbitro informará a equipe adversária que ela agora tem a opção de usar um substituto adicional e uma oportunidade de substituição adicional, que pode ser feita simultaneamente ou após a substituição por concussão cerebral da equipe adversária. Esta oportunidade adicional só poderá ser utilizada para uma substituição adicional, não para substituições regulares.
  5. Um jogador que sofre uma concussão cerebral ou suspeita de ter sofrido uma concussão cerebral não poderá reincorporar-se à partida nem participar da disputa de pênaltis e, sempre que possível, será escoltado ao vestiário ou a um centro médico.

Testado a aprovado

Essa modalidade de substituição extra por concussão, já foi testada até na Copa do Mundo de 2022 e, em março deste ano, teve a aprovação pela International Board (IFAB). Tal alteração extra entrará nas regras do futebol a partir do dia 1º de julho de 2024, essa iniciativa poderá ser adotada nas federações e ligas conforme o entendimento de necesidade, como será na Copa América e esse artigo já está em vigor nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...