De acordo com veículos de imprensa da Inglaterra e também dos Estados Unidos, país sede da 777 Partners, donos da SAF do Vasco, o grupo investidor norte-americano está próximo de acertar a compra do Everton, time que disputa a Premier League. Ainda, segundo as fontes, o acerto pode ser anunciado nesta semana.
Jogadores do Everton comemorando gol com a torcida de fundo (Foto: Reprodução/Instagram/@everton)
Mudança de decisão
O Evertou vem lutando contra o rebaixamento na Premier League já faz duas temporadas. Na campanha atual, da temporada 2023/24, o cenário vem se repetindo, o clube soma um empate e três derrotas, ocupando atualmente a 18ª posição na tabela, dentro da zona de rebaixamento.
Com base na apuração do “Daily Mail”, a negociação gira em torno de 600 milhões de libras (avaliado em R$3,7 bilhões de reais), mas os valores seguem oficialmente desconhecidos. Em maio deste ano, as imprensas inglesa e americana haviam noticiado o interesse da 777 Partners pela compra do clube inglês. Contudo, o empresário britânico-iraniano e atual proprietário da equipe, Farhad Moshiri, negou a oferta. Porém, com a constância de resultados negativos mesclados com protestos da torcida, Moshiri cedeu a pressão e agora está interessado em reaver parte do que investiu no clube de Liverpool. Assim, o fundo americano se tornou atrativo e sua proposta mais ainda.
Em 2016, o empresário comprou ações do Everton e com o passar dos anos, foi aumentando a sua participação no clube. Atualmente, ele é dono de 94% dos Toffees. A “Sky News” estima que desde 2016, Farhad investiu cerca de 750 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões reais) na equipe inglesa.
777 no mundo do futebol
Com a negociação se concretizando, a 777 aumentaria ainda mais seu portifólio e chegaria a marca de 7 times comprados. Espelhados pelo globo, são eles: o recém adquirido Hertha Berlim (Alemanha), Genoa (Itália), Liege (Bélgica), Red Star (França), Melbourne Victory (Austrália) e na América do Sul, o Vasco da Gama.
Foto destaque: Josh Wander, sócio da 777 Partners. (Foto: Reprodução/Daniel Ramalho/Instagram/@newscolina)